Saae BM vai buscar recursos para construir nova ETA e resolver falta de água da Região Leste

0

BARRA MANSA

O prefeito de Barra Mansa Rodrigo Drable anunciou esta semana que o Saae –BM (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) está buscando recursos junto aos Governos Federal e do Estado para a construção de uma nova Estação de Tratamento de Água na altura da Via Sérgio Braga, no Barbará. A medida visa resolver o problema de desabastecimento da Região Leste. A ETA está sendo projetada com quatro quilômetros de rede até o bairro Paraíso de Cima, onde será instalado um reservatório com capacidade para armazenar 2 milhões de mil litros de água. O investimento está orçado em R$ 22 milhões.

O complexo de bairros que compõem a Região Leste é abastecido há várias décadas pelo Saae de Volta Redonda. Durante a temporada de verão o consumo aumenta significativamente e as residências da localidade, que têm em sua maioria caixas d’ água com capacidade para apenas 500 litros, comprometem o abastecimento. Ao todo, estão sendo instalados 3,3 mil metros de tubulação em PVC em substituição aos canos de ferro com mais de 60 anos de uso.

“O Saae está finalizando um estudo para oferecemos aos moradores da Região Leste a possibilidade de adquirirem caixas d´água de maior proporção, de forma parcelada e com valores cobrados na conta de água. Equipes da autarquia estão trabalhando no projeto da nova ETA, pois entendemos que não adianta tentar levar água do Centro da cidade para a Região Leste devido ao alto custo do procedimento de transmissão do produto. O reservatório do Paraíso de Cima permitirá que o abastecimento seja facilitado pela força da gravidade”, detalhou o prefeito.

CAPACIDADE DE INVESTIMENTO

O Chefe do Executivo ressaltou ainda a retomada da capacidade da autarquia. “A gestão do diretor Fanuel Fernando tem sido fundamental para que o Saae alavanque várias ações, como a centralização dos serviços no bairro Saudade, a renovação da frota de veículos e a aquisição de novos equipamentos, assim como a realização de serviços de relevante importância para o município, como a substituição da rede de água potável no bairro Vista Alegre. Na localidade, todas as vezes que o Saae precisava pressurizar o sistema, acabava provocando problemas nos encanamento”, concluiu.