Saae-BM abre inscrição no dia 11 para concurso com 32 vagas

0

BARRA MANSA

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Barra Mansa (Saae-BM) lançou nesta quinta-feira, dia 6, o Edital nº 01/2020 para concurso público visando preencher 32 vagas em cargos que exigem formação de nível fundamental. A banca organizadora do segundo concurso público do órgão em menos de um ano será do Instituto Brasileiro de Administração Municipal (Ibam).

A decisão de um novo edital, mesmo tendo o concurso de 2019 ainda em vigor,  ocorre devido algumas das 137 vagas ofertadas no certame anterior não terem sido preenchidas. O novo edital prevê 32 vagas nos cargos de Agente de Saneamento (05 vagas – 04 de ampla concorrência e 01 para candidato negro), e Auxiliar de Serviços Gerais (27 vagas – 21 de ampla concorrência, 01 para pessoa com deficiência e 05 para candidato negro). O vencimento mensal previsto é de R$ 1.045, para a carga horária de 40 horas semanais.

O cargo de Agente de Saneamento tem como atribuição preparar e executar obras de infraestrutura necessárias à consecução dos objetivos do Saae (serviços de encanador, manilheiro, pedreiro). O cargo de Auxiliar de Serviços Gerais compreende os cargos que se destinam a executar, sob supervisão, tarefas braçais, que não exijam conhecimentos ou habilidades especiais, tais como limpeza de ralos, caixas de passagem e bocas de lobo, bueiros de rede de água e esgoto, caixas sépticas e outros, capina e roçada de terrenos, transporte de materiais de construção, móveis, equipamentos e ferramentas, carga e descarga de veículos dentre outras atribuições afins. Quando for necessário para realização da atividade, os ocupantes desse cargo poderão ser capacitados para utilizar roçadeiras, sopradores e/ou outros equipamentos.

Segundo edital, as contratações serão conforme o regime estatutário, com a garantia de estabilidade.

São 32 vagas em cargos de formação de nível fundamental no Saae-BM – Foto: Fábio Guimas

INSCRIÇÕES

As inscrições serão abertas na próxima terça-feira, dia 11. Para se inscrever, o candidato deverá acessar o site www.ibam-concursos.org.br, localizar o link do Concurso Público do Saae de Barra Mansa – Edital 01/2020, clicar em Cargos disponíveis e escolher o cargo para o qual deseja realizar a inscrição. Logo em seguida, o candidato deverá preencher o Formulário de inscrição, e antes de confirmar a inscrição, conferir
todos os dados, inclusive a denominação do cargo e seu respectivo código. O prazo final é o dia 12 de março.

Segundo o edital, a inscrição será no valor de R$ 40 com prazo de pagamento até o dia 13 de março, no horário das 21 horas. A isenção de taxa de inscrição será possível para pessoas inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, o CadÚnico. E, também para família de baixa renda poderão  solicitar isenção, entre os dias 11 e 13 de fevereiro, através do site do Ibam.

O cartão de confirmação de inscrição não será enviado ao candidato. Quando o cartão de
confirmação estiver disponível haverá um aviso de “cartão disponível” na página principal de
concursos do Ibam e caberá ao candidato sua impressão. E o candidato deverá verificar, a partir do dia 17 de março, após às 14 horas, através do site www.ibam-concursos.org.br, na opção Documentação do concurso, se sua inscrição foi deferida.

Para os candidatos que não dispõem, por qualquer motivo, de acesso à Internet, será
disponibilizado microcomputador para viabilizar a efetivação da inscrição, no Posto de
Atendimento, localizado na sede do Saae Barra Mansa, na Avenida Homero Leite, nº 572, bairro
Saudade, no horário de 8 às 14 horas, de segunda à sexta-feira. O posto de atendimento não funcionará durante o período de Carnaval.

Para efetuar a inscrição, o candidato deverá estar munido obrigatoriamente de documento
de identidade oficial, original e com fotografia e do CPF. Serão considerados documentos de identidade: Cédula Oficial de Identidade (RG); Carteira expedida por Órgão ou Conselho de Classe; Carteira de Trabalho e Previdência Social; Certificado de Reservista; Carteira de Motorista com foto ou Passaporte.

PROVAS

As provas do concurso serão realizadas em abril, com avaliação objetiva e prática. A prova objetiva será aplicada no dia 26 de abril, às 9 horas. O local da realização das provas, além de ser divulgado nos sites do Ibam (www.ibamconcursos.org.br) e do Saae de Barra Mansa (http://saaebm.rj.gov.br), constará do cartão de confirmação de inscrição disponível no site de concursos do Ibam na opção Área do candidato e
também será disponibilizada lista nominal nos sites do Ibam e do Saae-BM e no Mural Oficial de Atos
do Saae-BM.

Serão 30 questões, 10 de cada disciplina: Conhecimento Técnico-profissional, Matemática e Língua Portuguesa. Será habilitado quem acertar ao menos 50% das questões. Todos os habilitados, no total de até duas vezes o total de vagas para cada cargo segundo o edital, serão indicados para a etapa seguinte, a prova prática. Os exames práticos serão realizados nos dias 6 e 7 de junho.