Ruas e avenidas de Resende passam por ação preventiva contra alagamentoss

0

RESENDE

Com a proximidade do período de chuvas, a Secretaria de Obras e Serviços Públicos de Resende deu início a um trabalho preventivo de limpeza do sistema de drenagem que abrangerá várias vias da cidade. O objetivo é o de deixar as redes coletoras desobstruídas para melhorar o escoamento da água e evitar ou reduzir os alagamentos.

De acordo com a secretaria, o serviço vem sendo realizado, principalmente, aos finais de semana quando o número de carros estacionados nas ruas é menor. A limpeza é feita por uma equipe de sete funcionários que percorrem os pontos de maior movimento aos sábados e domingos. “Os funcionários contam ainda com o auxílio de dois caminhões hidrojatos, que são extremamente eficientes neste tipo de serviço e facilitam muito o trabalho de desobstrução das redes”, disse o secretário de Obras, Victor Sampaio, informando que uma máquina retroescavadeira e um caminhão caçamba também são utilizados no trabalho, que começa com a limpeza das caixas receptoras de águas pluviais, seguido da técnica de hidrojateamento.

Em alguns casos, também é feita a sucção da rede para retirar os resíduos mais persistentes. O mesmo processo de limpeza foi realizado em 2017 beneficiando quase cinco mil caixas receptoras situadas em vários bairros.

Segundo Victor Sampaio, apesar da limpeza já ter sido realizada no ano passado, a equipe está refazendo o trabalho em alguns pontos onde há grande concentração e circulação de pessoas, como é o caso dos bairros Campos Elíseos e Manejo. “É de extrema importância agirmos preventivamente para evitarmos que a população sofra com alagamentos durante o verão. Existem alguns pontos da cidade em que o acúmulo de resíduos pode até atingir residências e estamos trabalhando justamente para que isso não aconteça. Além da prevenção, a desobstrução também é importante para manter a rede em bom estado, o que é fundamental para que o escoamento da água seja eficiente”, detalhou o Secretário.

Os funcionários utilizam hidrojatos para desobstruir as redes coletoras – Ascom Resende.

No último domingo, dia 2, os trabalhos estiveram concentrados no Bairro  Campos Elíseos, e também na Avenida Coronel Mendes, no Manejo, e na Padre José Sandrup, no bairro Vila Julieta. Já na segunda-feira, dia 3, os esforços o serviço aconteceu nos bairros Jardim Aliança I e II. Nos próximos dias, o serviço chegará à Morada da Montanha e Jardim D’Oeste.