BARRA MANSA
Começaram nessa segunda-feira, dia 23, as obras de asfaltamento na Rua Albo Chiesse, onde serão realizadas também a remoção dos bloquetes, terraplenagem e drenagem. Com isso, o acesso à rua está fechado, ficando disponível apenas para os moradores do local. Os condutores que desejam ter acesso a Rodovia Presidente Dutra terão que utilizar as vias de ligação dos bairros Abelhas, Boa Sorte, Cotiara e Bocaininha.
Segundo explicou o secretário de Ordem Pública, Luiz Furlani, a Guarda Municipal está auxiliando na organização do trânsito. Além disso, faixas indicando rotas alternativas foram instaladas para auxiliar na organização do tráfego. “A Guarda está com a atenção voltada para as intervenções, com guarnições fixas em pontos estratégicos”, informou, acrescentando que caso não haja nenhum contratempo, como por exemplo, chuva, a previsão é que a rua seja liberada na próxima segunda-feira, dia 30.
Furlani ainda explicou que os moradores que desejam acessar a rua, devem apenas informar aos guardas. “O condutor que quiser subir para acessar a Dutra por ali e por acaso mentir sobre ser morador, ele não conseguirá passar pelo outro lado, pois lá também ficarão guardas”, explicou.
O prefeito Rodrigo Drable foi às redes sociais comentar sobre o início das obras. Segundo ele, a ação pode gerar transtornos no trânsito, mas é algo necessário para a melhoria do local. “A primeira coisa para fazer um bom asfaltamento, é a rede de drenagem adequada e por isso, nós fizemos a substituição dessa rede de água, onde sempre estouraram os canos e por isso eram abertos buracos no local”, disse, acrescentando que deseja que todas as entradas de Barra Mansa tenham qualidade.
O A VOZ DA CIDADE esteve na Rua Cândido Teodoro de Souza, no Monte Cristo, onde às máquinas já estão trabalhando, retirando os bloquetes de concreto para o asfaltamento. Em conversa com comerciantes do local, eles aprovaram as obras e esperam que isso ajude a desafogar o trânsito do local, que engarrafa horários de pico. Outra questão que os moradores pontuaram, é que com o paralelepípedo, a rua tem muita poeira e em alguns pontos, quando chovia, ficavam alagados.
De acordo com Epaminondas Calderon Paraíso, que trabalha em uma agropecuária localizada no local das obras, durante o horário de pico de 17 horas até às 19 horas, o trânsito fica péssimo. “Isso aqui é uma via de movimento, uma das principais entradas da Via Dutra em Barra Mansa. Além disso, o bloquete acumulava muita poeira e isso era péssimo”, disse, parabenizando a iniciativa.
Já Melissa da Silva, que trabalha em uma mercearia disse que é importante nivelar corretamente o local e colocar novos bueiros, pois parte da rua costuma alagar. “Aqui enche de água e passa muito ônibus, o que sempre faz espirrar água para todos os lados. Essa obra pode ajudar a resolver esse problema”, comemorou.
SOBRE AS OBRAS
As obras serão realizadas na altura da Rua Radialista Paulo Miranda, passando pela Alameda Mizael Ely de Paiva e por um trecho da Rua Cândido Teodoro de Souza, seguindo até a rotatória da Nova Dutra, no Monte Cristo. O engenheiro representante da empresa vencedora da licitação, Gabriel Lopes Louzada de Camargo, explicou que serão tratados os pontos em desnível e que tenham problemas no pavimento. “Depois vamos recapear as vias que estão definidas no projeto”, concluiu.