PIRAÍ
A defesa do meio ambiente e o cuidado com os recursos naturais serão os principais eixos da 17ª edição da Romaria da Terra e das Águas do Estado do Rio de Janeiro, que neste ano acontece na Diocese de Barra do Piraí – Volta Redonda, no próximo sábado, 5 de julho, no distrito de Ribeirão das Lajes, em Piraí.
Promovida pelo Regional Leste 1 da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), em parceria com a Comissão Pastoral da Terra (CPT), a romaria reúne comunidades, movimentos sociais e religiosos em um gesto de fé e consciência ecológica. O tema desta edição é “Terra e Águas: Direitos Humanos para o bem viver na Casa Comum”, e o lema, extraído do livro do Apocalipse, é “A quem tiver sede darei de beber gratuitamente da fonte da água viva” (Ap 21,6).
O evento propõe uma caminhada reflexiva por locais simbólicos que representam preocupações com o uso da terra, a preservação da água e os impactos ambientais nas comunidades. Durante o percurso, os participantes serão convidados a vivenciar místicas relacionadas aos quatro elementos da natureza – água, ar, terra e fogo – e também momentos de silêncio e oração.
Romaria no contexto de grandes celebrações
O Bispo de Nova Iguaçu e presidente do Regional Leste 1 da CNBB, Dom Gilson Andrade, destacou a importância da romaria em sintonia com marcos históricos e espirituais da Igreja. “A Romaria acontece no contexto dos 10 anos da Laudato Si’, do saudoso Papa Francisco, dos 800 anos dos Cânticos das Criaturas de São Francisco de Assis, e no tempo do Jubileu da Esperança. Água é vida, é dom de Deus para a humanidade. Temos que cuidar do planeta, da nossa Casa Comum”, afirmou.
Já o Bispo de Barra do Piraí – Volta Redonda e vice-presidente do Regional Leste 1, Dom Luiz Henrique, ressaltou a oportunidade de diálogo e conscientização promovida pelo evento. “Será um encontro inter-religioso, com o propósito de meditar sobre o meio ambiente e a necessidade de pensarmos iniciativas político-sociais e religiosas para defender a nossa natureza”, pontuou.
Programação
A programação da romaria começa às 7h da manhã, com credenciamento e acolhida dos participantes. Ao longo do percurso, serão realizadas diversas “místicas” em locais simbólicos, cada uma representando um elemento natural. O evento inclui ainda um pronunciamento inter-religioso, apresentações culturais e o anúncio do próximo local a sediar a romaria.
Confira a programação completa:
-
07h00 – Chegada, credenciamento e acolhida
-
08h00 – Mística de abertura e início das reflexões
-
09h00 – Mística das Águas (em frente à igreja)
-
09h40 – Mística do Ar (entrada da fazenda)
-
10h15 – Mística da Terra (Praça São Pedro)
-
10h40 – Mística do Fogo
-
11h10 – Pronunciamento inter-religioso
-
11h50 – Mística do Silêncio (revezamento até o alto da barragem)
-
13h30 – Almoço com apresentações culturais
-
15h30 – Encerramento e anúncio do próximo local da romaria