Jair Bolsonaro liga para Rodrigo Drable e fala sobre nova concessão da Via Dutra

0

BARRA MANSA

O prefeito Rodrigo Drable, usou ontem suas redes sociais para agradecer ao presidente Jair Bolsonaro pelo telefonema para dizer que assistiu a um vídeo sobre a nova concessão conjunta da Via Dutra (BR-116) e da Rio-Santos (BR-101) e que concorda com os vários argumentos levantados por ele. O prefeito disse que o vídeo chegou ao presidente por meio de alguns deputados.

Drable ressaltou que, por telefone, Bolsonaro prometeu que a concessão será revista. Ainda de acordo com Rodrigo, o presidente ressaltou que dará oportunidade apresente em Brasília, sugestões para todo o Sul Fluminense de maneira a garantir o desenvolvimento e não retrocesso. O encontro em Brasília com o presidente deve acontecer na próxima semana.

No vídeo de agradecimento do prefeito, ele se declarou feliz com a ligação do presidente e também do envolvimento das pessoas com o compartilhamento do vídeo. “Estou muito feliz com a forma que ele me tratou, mas principalmente com a oportunidade que ele nos deu de discutir oportunidades para a nossa região. Muito obrigado, presidente. Agradeço também o envolvimento de todas as pessoas para a ‘coisa’ dá certo”, agradeceu Drable.

REPERCUSSÃO

O telefone do presidente ocorreu após a grande repercussão do vídeo gravado pelo prefeito, se colocando contra o novo projeto de concessão.

Vale lembrar que no último dia 15, o prefeito de Barra Mansa participou de uma audiência pública, no Rio de Janeiro, quando foi apresentado o novo modelo de concessão da Via Dutra. E foi logo depois de se colocar contra a implementação do sistema na cidade, ele decidiu gravar um vídeo prometendo que iria continuar trabalhando para que o projeto não fosse adiante.

Disse o Chefe do Executivo que recebeu muitas mensagens pedindo algumas informações sobre a Audiência Pública da Concessão da Rodovia Presidente Dutra, e agora também da BR-101. “Fizemos um vídeo refletindo sobre algumas circunstâncias que devem ser revisitadas em estudo, para que a nova concessão seja vetor de desenvolvimento e não de prejuízo para o Estado do Rio e o Sul Fluminense”, disse Drable.

Deputado Furtado quer impedir a mudança de pedágio

Furtado destaca que receber uma notícia dessas é assombroso – Foto: Divulgação


A possibilidade da implantação de uma praça de pedágio em Floriano, distrito de Barra Mansa, chamou a atenção do deputado federal Antonio Furtado. Ele foi outro que se comprometeu a buscar alternativas para que essa situação não se confirme.

O deputado ressaltou que receber uma notícia dessas é assombroso. “Não podemos aceitar que nossa região seja prejudicada dessa forma. A única explicação para essa proposta é aumentar o lucro da empresa que administra as rodovias. Temos muitos problemas importantes para serem resolvidos e só estão preocupados em criar novos pedágios para arrecadar mais dinheiro”, contestou o deputado, ressaltando que deviam estar preocupados em fazer a duplicação da Serra das Araras que era para ter acontecido há quase 30 anos e ainda não saiu do papel.

O parlamentar lembrou ainda que muitos são os problemas apontados caso a praça de pedágio de Itatiaia seja, realmente, transferida para Barra Mansa. “Entre eles o impacto econômico na região, principalmente, nos setores industriais e de turismo. Este pedágio ficará entre os dois principais polos industriais do Sul Fluminense. Com mais esse custo, a produção fica mais cara e a diferença é sempre repassada para o consumidor”, ressaltou Furtado, lembrando que sem falar no turismo. “Para que uma pessoa de Volta Redonda ou Barra Mansa possa ir a Penedo, por exemplo, terá um custo de mais de R$30 apenas com pedágio. Não podemos deixar que isso aconteça. Vou fazer tudo o possível para esse pedágio não aprovado – destacou o parlamentar”, completou.

BOX 2 – COM FOTO

Prefeito de Piraí defende melhorias

Durante a Audiência Pública em que o novo modelo de concessão da BR-116 e BR-101 foi apresentado, o prefeito de Piraí e presidente da Associação Estadual de Municípios do Rio de Janeiro (Aemerj), Dr. Luiz Antonio, defendeu melhorias na Via Dutra. Usando a palavra durante a audiência, o prefeito defendeu os interesses da população do município e da região Sul Fluminense.

O prefeito citou a necessidade de construir passarelas no Varjão, no Caiçara e no distrito de Arrozal. “Estamos defendendo os interesses do nosso município e da nossa região. É importante garantir as passarelas para os bairros Varjão, Caiçara e no distrito de Arrozal. Temos que garantir melhorias nos acessos da nossa cidade para proporcionar tranquilidade aos moradores, aos empreendedores que precisam utilizar a Via Dutra”, disse o Chefe do Executivo.

O prefeito ressaltou ainda sobre a importância das obras de duplicação da Serra das Araras. “A Via Dutra é muito importante para nossa cidade e a nossa região. Com a duplicação da Serra das Araras vai permitir um fluxo melhor do transporte para o Rio de Janeiro e para os portos”, concluiu.

error: Conteúdo protegido !