Rodrigo Drable inaugura creche no bairro Getúlio Vargas

0

BARRA MANSA

O prefeito de Barra Mansa, Rodrigo Drable, acompanhado do secretário de Educação, Vantoil de Souza, inaugurou na manhã de sábado (16), a tão esperada Creche José Luiz Vaneli, no bairro Getúlio Vargas. Nem mesmo a chuva foi empecilho para a entrega da unidade aguardada há décadas pela comunidade local. Já na segunda e terça-feira, dias 18 e 19, será realizada a pré-matrícula visando o atendimento a cerca de 60 crianças, com faixa etária de até três anos de idade. As aulas começam no próximo dia 25.

A abertura da cerimônia foi realizada pelo duo musical do Projeto Música nas Escolas. O evento foi prestigiado pelo deputado estadual Marcelo Cabeleireiro, os vereadores Gilson Poxa Vida e Luiz Antônio Cardoso, além de secretários da administração municipal, o subsecretário de Educação, Ricardo Rosas, representantes das associações de moradores de diversos bairros e da comunidade local.

Rodrigo Drable, em seu discurso, destacou a qualidade da obra. “Quero agradecer a cada um presente neste evento e que apesar de toda a chuva que caiu de madrugada e continua até agora, fez questão de prestigiar a inauguração da creche. Hoje é dia de festa e acredito que precisamos valorizar esse presente, mas é importante lembrar que há cerca de dois anos esta obra estava completamente abandonada e teve sua fiação e outros materiais roubados. O vereador Gilson Poxa Vida fez um esforço tremendo para que os serviços fossem retomados, porém com a qualidade e o carinho necessários, semelhante as obras que realizamos em nossas casas. Quero agradecer ao nosso secretário de Obras, César Carvalho, que diariamente acompanhou a execução dos serviços aqui realizados; ao secretário de educação, Vantoil de Souza, pelo empenho e dedicação. Uma creche não pode ser um depósito de crianças. É um ambiente que precisa ser adequado e saudável para que as crianças recebam carinho, atenção, cuidados e as primeiras informações da sua vida estudantil. Assim, agradeço ainda a diretora da creche Priscila Araújo que tem toda essa dedicação e carinho. Hoje, estamos entregando uma creche que atende esses padrões de qualidade”, destacou o prefeito, ressaltando que a meta até o fim de 2020 é elevar para 12 o número de creches.

O prefeito comentou ainda sobre o esforço do ex-vereador e atual secretário de Desenvolvimento Rural, José Luiz Vaneli, o Leiteiro, para a construção da creche, que leva o seu nome. “Temos que ter orgulho do que fazemos. Esse mérito é todo seu pelo trabalho que você tem em benefício dessa comunidade”.

Leiteiro disse da sua emoção por ser homenageado com o nome da creche. “Nossas crianças merecem essa belíssima obra. Ver a satisfação estampada no rosto dos pais e das próprias crianças é melhor que vencer uma eleição, comparou Leiteiro, que foi vereador por quatro mandatos, acumulando a função de presidente da Câmara por três vezes.

No decorrer da cerimônia, Marcelo Cabeleireiro reafirmou seu compromisso com Barra Mansa. “Um deputado trabalha por todo o Estado, mas sinto a grande necessidade de Barra Mansa em alavancar em equipamentos públicos que possam melhorar a vida das pessoas. Também sou testemunha do trabalho sério realizado pelo prefeito Rodrigo Drable e quero ajudá-lo no que for necessário”, disse o parlamentar.

O vereador Gilson Poxa Vida, morador do Getúlio Vargas, agradeceu ao prefeito pela obra. “Nossa luta por essa creche é antiga. Desde 1996, o vereador Leiteiro busca por essa realização. Como um dos representantes da comunidade junto ao Poder Público também apoiei e trabalhei muito para que esse sonho se transformasse em realidade”, revelou.

Barra Mansa tem atualmente, segundo informações do secretário Vantoil de Souza, oito creches e três núcleos de educação infantil (congregam atividades de creche e pré-escola). A estrutura atende a cerca de 700 crianças com até cinco anos de idade. Na escola regular existem outras 120 turmas de Educação Infantil. “A Secretaria de Educação firmou parceria com o Unicef para implementar o Projeto Busca Ativa e verificar o quantitativo de crianças e jovens fora da escola, apontando inclusive a demanda real por vagas de Educação Infantil no município. A iniciativa envolve além da Educação, as Secretarias de Saúde e Assistência Social”, enumerou Vantoil, destacando que o Ministério da Educação entende que as creches não são de responsabilidade do município, mas que fazem parte dos direitos das crianças.

A creche Getúlio Vargas dispõe três salas para atender ao Maternal I, II e III, três banheiros adaptados para pessoas com deficiência, além do banheiro feminino e masculino, cada um com três sanitários e três chuveiros. Há ainda as salas da administração, apoio e secretaria, refeitório, cozinha, lactário, área de serviço e dispensa.

Comunidade comemora entrega da obra

Márcia Cristina de Amorim, moradora do Getúlio Vargas há mais de 12 anos, disse da sua satisfação com a obra. “Tenho dois filhos. O menor, o Gabriel, tem dois anos. Preciso de um lugar onde possa deixá-lo em segurança e com os cuidados necessários para que eu possa trabalhar e ajudar no sustento da família”, comentou.

A avó da pequena Maria Júlia Coutinho, de três anos, Josefa Aparecida Coutinho, relatou que a filha trabalha o dia inteiro e a neta fica com ela. “Vou fazer a matrícula, pois sei que aqui ela terá a oportunidade de conviver com outras crianças, o que será muito importante para o desenvolvimento dela”.

O autônomo Mário Andrade de Oliveira, pai de Pedro Henrique, de dois anos e seis meses, reforçou a necessidade da creche para a comunidade. “Precisamos muito desse espaço para deixar nossos filhos. É muito difícil trabalhar com a preocupação de não saber se seu filho está sendo bem cuidado. Espero conseguir uma vaga para ele”.

Pré-matrículas acontecem na segunda e terça-feira

As inscrições para buscar garantir uma vaga na Creche José Luiz Vaneli serão realizadas na segunda e terça-feira, dias 18 e 19 de fevereiro, das 7 às 17 horas. Segundo informações da diretora da unidade, Priscila Araújo Soares, serão ofertadas 60 vagas, distribuídas conforme a demanda da comunidade nas turmas de maternal I, II e III.

No ato da pré-matrícula é necessária a apresentação de original e cópia da Carteira de Identidade, CPF e comprovante de residência do responsável, além da certidão de nascimento da criança.

– A prioridade na concessão das vagas é atender crianças com deficiência. Na sequência, as mais velhas e que moram mais próximas da creche. Na segunda e terça vamos fazer a pré-matrícula; na quarta-feira a triagem dos alunos junto à Secretaria de Educação e até a sexta-feira, 22, divulgar o nome dos selecionados. Já na semana do dia 25 realizaremos o período de adaptação com a presença dos pais – concluiu Priscila.

 Prefeito anuncia asfaltamento da Avenida Presidente Kennedy

Durante a inauguração da creche, Rodrigo Drable anunciou as obras de asfaltamento da Presidente Kennedy, no Ano Bom, uma das principais vias de acesso entre o município e Volta Redonda.

– Noventa por cento das ruas de Barra Mansa precisam de melhorias. O asfalto utilizado na pavimentação das vias públicas foi de baixa qualidade e as obras realizadas sem a infraestrutura necessária, o que tornou o piso irregular. A situação vai se tornando mais crítica com o fluxo de veículos pesado. Penso que esse desafio precisa ser enfrentado. Por isso vamos asfaltar toda a Presidente Kennedy, construindo nova base, com drenagem de águas pluviais, calçadas e a expansão do piso. Ao todo serão 13 corredores de acesso a cidade beneficiados com esse tipo de obra, um deles a Avenida Ministro Amaral Peixoto, na Bocaininha – disse o prefeito.

A previsão é de que as obras sejam iniciadas ainda neste primeiro semestre do ano.

 

Deixe um Comentário

error: Conteúdo protegido !