Rodrigo Drable enumera conquistas da cidade ao longo de quase dois anos

3

Centro Estratégico de Segurança Pública (Cesp) – Foto: Chico de Assis/PMBM

Rodrigo Drable (MDB) assumiu a prefeitura em 2017 após ser eleito com 39.169 votos. Em quase dois anos de governo, no aniversário de 186 anos de Barra Mansa, o prefeito diz que a cidade, apesar de ter enfrentado um momento muito difícil de abandono de infraestrutura e do servidor, tem muito que comemorar. Segundo ele, graças a um povo determinado reuniram forças e apoios para encarar as dificuldades e iniciar a transformação do município. “Dificuldades são muitas, mas como na casa da gente, quando temos vontade e determinação conseguimos realizar coisas fantásticas. Barra Mansa vai ressurgir. Os serviços terão a qualidade desejada e nós teremos, para o futuro, aquela cidade que sempre sonhamos”, afirmou.

Escola em tempo integra Leôncio Sócrates Batista – Chico de Assis/PMBM

Drable relembrou como encontrou a prefeitura em janeiro de 2017. O cenário era de salários atrasados há meses, Unidades de Pronto Atendimentos (UPAs) Centro e Região Leste fechadas, precariedade nos postos de saúde, falta de médicos, remédios e exames. Algumas escolas estavam condenadas e fechadas e obras iniciadas estavam há meses paralisadas.Outro problema sério foram contratos com o governo federal sem a prestação de contas e a prefeitura sem condições de fazer novos. Cenas que podem ter ficado para trás. “Hoje, nós pagamos mais de R$ 150 milhões em dívidas, regularizamos os pagamentos dos servidores; os postos de saúde têm médicos, remédios e exames; a UPA do Centro foi considerada a melhor do Estado do Rio de Janeiro e o nosso Serviço de Atendimento Domiciliar de Saúde foi considerado o 2º melhor do Estado e o 9º melhor do Brasil. Temos feito muitos avanços. Eu comemoro quando reinauguramos as escolas que estavam fechadas e vejo que o que nós pegamos, melhorou muito, mas ainda há muito a ser feito. Para vencermos as dificuldades dependemos da união dos servidores e dos cidadãos”, disse o prefeito.

Domingo de compras – Foto: Paulo Dimas/PMBM

MAIS DE 140 OBRAS

Obras – Foto: Paulo Dimas

ao longo de pouco mais de um ano e meio foram 140 obras espalhadas pela cidade. O prefeito citou na área da saúde a reabertura da UPA do Centro; a inauguração da UTI Neonatal do Hospital da Mulher; o aumento em 200% das vagas para tratamento de câncer; a nova sede da Secretaria de Saúde; o mutirão oftalmológico, que acabou com as filas da oftalmologia; a retomada do Atendimento Domiciliar; o início dos transplantes de órgãos em Barra Mansa, na Santa Casa; a retomada dos exames com frequência.

Quadra do bairro Colônia Santo Antônio – Foto: Paulo Dimas/PMBM

Na educação lembrou a inauguração da primeira faculdade pública de Barra Mansa; as escolas em período integral, que hoje atendem quase cinco mil alunos; a criação da Ronda Escolar; reabertura de algumas escolas, como a do Cajueiro, da Vila Principal, a Coronel Armênio. Drable falou ainda de melhorias na infraestrutura de várias escolas, como o Padre Anchieta e a Adelaide Franco. Os Jogos Estudantis de Barra Mansa (Jebam) também foram retomados, foi realizado o Festival Internacional de Música, entrega de uniformes e os kits escolares e um carro para o Conselho Tutelar.

Flumisul 2018 – Foto: Chico de Assis/PMBM

A Feira de Negócios do Sul Fluminense (Flumisul) deste ano foi considerada por Rodrigo Drable como a maior de todos os tempos. Outro projeto mencionado por ele foi o Show de Domingo e Lazer, onde o comércio fica aberto durante o dia para compras da população, além de oferecer ainda um espaço de cultura e lazer.  Falando em espaço de cultura e lazer o prefeito mencionou a revitalização da Beira Rio, onde acontecem agora diversas atividades culturais, esportivas e de lazer. As artesãs de Barra Mansa também não foram esquecidas e um grande trabalho de capacitação foi feito com elas. Atualmente são 500 profissionais na cidade.

Projeto do Palácio Barão de Guapi – Foto: Ilustração

Drable citou também a limpeza das ruas e dos córregos, o que é fundamental para prevenir enchentes; a compra de novas bombas do Saae após 25 anos. “Agora a gente tem uma perda muito menor. Nós saímos de 63% de perda de água e descemos para 51% e vamos alcançar o índice nacional de 34%”, contou.

PÁTIO DE MANOBRAS

Após cinco anos as obras de readequação ferroviária, o conhecido Pátio de Manobras, podem voltar. Isso porque neste ano foi resolvida a desapropriação de 22 casas. Para Drable, nenhum prefeito tinha ainda enfrentado esse problema de forma responsável e definitiva. “Nós fizemos reuniões com moradores, com o Dnit e o Ministério Público Federal, que é quem entrou com ação contra a realização da obra, e fizemos um acordo. A partir deste acordo, era necessário que as terras do Pátio de Manobras fossem transferidas para o município para nós fazermos o parcelamento desta terra, ou seja, o loteamento para entregarmos os lotes às famílias que vão ser reassentadas. Isso foi feito. Demorou quase um ano, porque é uma área que tem quase duas mil casas e depois de quase um ano conseguimos regularizar isso”, lembrou, completando que além de entregarem 22 casas também passarão o título de propriedade de quase duas mil casas que estão instaladas na área pública federal, tanto do Pátio de Manobras, quanto na beira dos rios.

“Então nós temos a Várzea do Quartel, a Várzea da Oficina (bairro Roberto Silveira) e toda a área da Eduardo Junqueira sendo atendida por este projeto. A intenção é que nós retomemos a obra do Pátio de Manobras ainda em 2018 com a licitação da construção das casas e o início da construção das vias, que vai levar da Barbará até o bairro Saudade, tendo acesso para a Ponte dos Arcos, para o Fórum, para a construção de uma nova ponte e de duas passarelas. Esta é uma grande conquista pra cidade e a realização de um sonho de mais de 80 anos”, destacou o prefeito.

E PARA O FUTURO?

Questionado sobre o que os barra-mansenses podem esperar para o futuro, Rodrigo Drable disse que o problema mais crítico da cidade atualmente é a qualidade do pavimento. “Para nós reasfaltarmos Barra Mansa inteira, todas as vias, nós teríamos que usar o equivalente a quatro orçamentos integrais da cidade, ou seja, pegar todo o dinheiro da cidade durante quatro anos pra isso. Isso não é possível. Barra Mansa vem de um momento onde não houve a manutenção adequada e de falta de responsabilidade na condução do orçamento da cidade. Hoje nós temos mais de 75% de todo o dinheiro da cidade pagando funcionário. São 53% para funcionários da ativa e quase 20% para aposentados. Nós não temos condição de fazer esta despesa e de fazer a manutenção da cidade” lembrou, frisando que está reduzindo as despesas, equacionando a forma de se gastar o dinheiro público para permitir que nenhum serviço público seja interrompido e que haja avanço.

Citou que atualmente são as emendas federais que estão ajudando Barra Mansa a avançar. Com elas será possível, por exemplo, asfaltar e requalificar ruas em 11 bairros. A verba será de R$ 30 milhões. Contou ainda que virão ainda verbas para o maior ginásio do Sul Fluminense, obra em toda a Presidente Kennedy (asfalto, calçadas e iluminação), centro de treinamento público de futebol no campo do Barra Mansa, bairro Colônia Santo Antônio. De acordo com prefeito, há ainda os recursos que estão vindo para a saúde de Barra Mansa destinado ao custeio.

Rodrigo Drable ainda disse que pretende resolver a entrega de exames domiciliares, assim como a reforma de todos os postos de saúde e a informatização nos mesmos para criação do portuário digital. “Mas, principalmente o meu sonho é reabrir a UPA da Região Leste, o que vai fazer com que o serviço da Santa Casa melhore porque muitos casos de urgência e emergência serão atendidos na base e o povo que mora na Região Leste vai ter um atendimento mais digno”, diz.

Na área da educação, o prefeito citou que a educação integral foi um sonho que poucas cidades tiveram a audácia de realizar. Lembrou a resistência inicial dos moradores, pais e alunos. Segundo ele, hoje são quase cinco mil alunos que contam com aulas de robótica, inglês, francês, espanhol, alemão, atividades extracurriculares, como aulas de artes marciais, karatê, jiu jitsu e xadrez. São oferecidas cinco refeições diárias. De acordo com o Drable, as escolas estão sendo melhoradas, as salas climatizadas com ar condicionado e a intenção é que o projeto seja estendido para toda a rede. A expectativa é que no próximo ano, mais cinco escolas em período integral estejam em funcionamento. A intenção é que o mandato do prefeito termine com metade da rede atendida, ou seja, mais de dez mil alunos atendidos.

“Barra Mansa enfrenta um momento de reconstrução, de conceitos, de infraestrutura e de serviços. Para que isso aconteça, é necessário que o barra-mansense perceba que ele é dono da cidade, que ele é parte da vida da cidade e que também tem responsabilidade em fazer com que a cidade se desenvolva, que as coisas funcionem. Então, ele tem que se comprometer em fazer a sua parte enquanto cidadão e cobrar que o que é possível seja feito, entendendo a limitação que existe e participando da solução do problema. Barra Mansa será a cidade que nós desejamos. Barra Mansa será uma cidade que gerará empregos e terá um serviço de qualidade e que o povo será feliz. Nós temos trabalhado muito por isso! Parabéns Barra Mansa”, conclui o prefeito.

3 Comentários

  1. Esse Rodrigo é uma piada, um irresponsável.
    Hoje no aniversário da cidade, ele provocou um congestionamento gigantesco com esse desfile, só existe duas ruas no Centro de BM, e ele me fecha uma, é um sem noção, diferente dele muitas pessoas foram trabalhar hoje em BM e nas cidades vizinhas.
    É um fanfarrão!

Deixe um Comentário