BARRA MANSA
Funcionários da Viação Triecon paralisaram as atividades hoje, dia 15. Na porta da garagem da empresa, localizada no bairro Vila Maria, eles reivindicam o restante do salário de fevereiro, uma vez que apenas 60% do benefício foi pago. Os manifestantes reivindicam também o pagamento de férias e benefícios. O ato suspende a circulação de quase todas as linhas do transporte público que atendem a margem direita do Rio Paraíba do Sul.
De acordo com a cobradora Rosiléia da Silva, o salário está há um mês atrasado, mais as férias, estão há um ano sem pagar. “O último salário está atrasado, pagaram apenas 60%, e o próximo salário está próximo do vencimento. As férias, eu tirei no ano passado e não recebi até hoje. As contas não param pra chegar e não esperam. Eu saio de madrugada pra trabalhar, ando de um bairro até o outro onde fica a garagem, sozinha, correndo riscos pra chegar ao final do mês e não ter o meu salário. E tudo que a empresa nos diz é que não há previsão de pagamento” lamenta.
Um motorista, que preferiu não se identificar, acrescenta que até mesmo o 13º salário foi dividido em duas vezes. “Um verdadeiro absurdo, trabalhamos, contamos com o dinheiro e nada. Até mesmo o 13º foi dividido o que não aceitamos em assembleia e mesmo assim dividiram. É sempre a mesma história, a empresa alega a crise, mas somos nós que trabalhamos de segunda a segunda e precisamos de dinheiro para pagar as contas. O sindicato vem, pede pra voltar, mas nós já estamos parados e vamos ficar até receber o que é nosso por direito”, analisa.
Presente no local, o diretor do Sindicato dos Rodoviários, José Pereira Sartori, solicitava aos grevistas para que retornassem ao trabalho. “Podem manifestar, entrar de greve, mas é preciso estar amparado por lei. Precisamos que o conselho valide a greve através de assembleia e publicação no Diário Oficial. Precisamos informar as autoridades e fazer tudo dentro da lei”, explicava o diretor.
O Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de Barra Mansa (Sindpass) foi procurado, mas até o final desta edição não retornou as ligações.
Em nota, a Prefeitura de Barra Mansa, através da Secretaria de Ordem Pública, informa que na manhã desta segunda-feira, dia 15, motoristas e cobradores da empresa de transporte público Triecon iniciaram a paralisação de suas atividades, sem prévia comunicação à prefeitura ou à empresa. A suspensão dos serviços acontece como forma de protesto dos profissionais, visando à regularização salarial. A empresa Colitur está atuando normalmente.
A Secretaria de Ordem Pública já entrou em contato com a empresa e está dialogando com a Coordenadoria de Trânsito e Transporte (Coortran) para trazer uma solução à população. A prefeitura reforça que este tipo de ação não pode ser realizada de forma isolada, deixando o usuário sem condição de transporte. A lei permite que o protesto seja feito, mas respeitando a circulação de, no mínimo, 30% da frota, para que seja garantido o direito da população, e obedecendo às normas para a realização, comunicando com 72 horas de antecedência.
Uma assembleia foi marcada para esta quarta-feira, dia 17, realizada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Barra Mansa, onde serão tratadas as respectivas reivindicações. Participarão as empresas Triecon, Colitur, Penedo e Falcão.