BARRA MANSA
A Polícia Rodoviária Federal (PRF), ontem, flagrou uma carreta bitrem em más condições, colocando em risco as pessoas que transitavam pela Rodovia Presidente Dutra, em Barra Mansa.
Por volta das 17 horas, no km 287 da BR-116, Posto PRF de Floriano, policiais do Grupo de Fiscalização de Trânsito e Transporte – GFT, da 7° Delegacia em Resende, em comando de fiscalização voltado para cargas especiais, abordou uma combinação de veículos de carga (CVC), conjunto formado por três veículos: um cavalo trator e dois semirreboques, com comprimento total de 30 metros. Segundo a PRF, “este tipo de combinação de veículos (Bitrem), para circulação, necessita de uma autorização especial de trânsito (AET), pois o Código de Trânsito Brasileiro só permite circular sem autorização veículos com no máximo 19,80 metros de comprimento”.
A equipe explica que o veículo transportava dois contêineres, tipo de carga que devido ao risco potencial de acidentes graves, exige uma fixação específica do contêiner à carroceria do veículo. “Essa fixação é feita através de quatro pinos metálicos conhecidos como DIFs, um em cada extremidade do contêiner o que garante o correto travamento da carga”, disse em nota a PRF.
Ocorre que durante a fiscalização, os policiais observaram que diversos desses DIFs apresentavam danos ou folgas e que alguns deles nem sequer estavam acoplados. “Além disso, o veículo não possuia a autorização especial de trânsito necessária e também transitava com excesso de peso de 13 toneladas”, completou a nota.
Diante das infrações constatadas e do alto potencial de acidente grave o veículo fiscalizado foi retido para regularização além de ser autuado pelas infrações dos artigos do 231 IV, 231 V e 230 IX CTB, respectivamente transitar com dimensões excedentes sem AET, transitar com excesso de peso e transitar com equipamento obrigatório ineficiente.
A PRF tem intensificado as fiscalizações com foco no aumento da segurança viária, bem como intensificado as ações de educação para trânsito com objetivo de levar aos condutores informações relevantes e também levá-los a reflexão das atitudes comportamentais no trânsito que podem trazer mais cidadania e humanização e segurança.