Rio Paraíba do Sul transborda e invade avenida em Resende

0

RESENDE

A Defesa Civil de Resende está monitorando a elevação do nível das águas do Rio Paraíba do Sul. Nesta quarta-feira, dia 13, o órgão vinculado à prefeitura informou que devido ao volume de águas das chuvas e as cheias dos afluentes, a represa do Funil aumentou a vazão do reservatório para 665 metros cúbicos por segundo (m³/s). E que tal ação não geraria, a princípio, o transbordo do manancial no perímetro urbano.

Com a elevação registrada no dia 12, o nível do Paraíba subiu para 3,66m, abaixo até então dos 3,80m que é o limite da margem de segurança. Porém, na madrugada desta quarta-feira, nova abertura de vazão em Furnas elevou o nível das águas para 4,20m. Assim, houve transbordo em trechos da margem do Rio Paraíba do Sul, na região central da cidade, como na Avenida Rita Ferreira da Rocha, a Beira Rio, no trecho sob a ponte Miguel Couto Filho, na cabeceira de acesso ao Centro.

O Paraíba transbordou no trecho da Avenida Beira Rio, no Centro – Rede Social

Segundo Flávio Germano, diretor da Defesa Civil, com o aumento da vazão, houve também elevação no nível do Rio Sesmarias, afluente do Paraíba, que chegou a registrar 0,71m sem riscos à população. “Esta situação (alta do Paraíba e Sesmaria) é devido ao aumento da vazão da represa do Funil. O nível começou a subir por volta das 4 horas, mas a situação está controlada”, comentou. Na prática, representa que mesmo com a água invadindo parcialmente a pista de rolagem da Avenida Beira Rio, não há retenção do fluxo de veículos. Em relação a outros locais de risco como a região ribeirinha da Baixa da Olaria e Surubi, a Defesa Civil de Resende confirma não ter ocorrido alagamento em residências. “Já percorremos todos os locais e áreas de risco e sem nenhuma ocorrência”, informa Germano, ressaltando que para efeito de comparação o nível normal do Rio Paraíba em Resende é de 2,70m.

PREVISÃO DO TEMPO

De acordo com a Defesa Civil de Resende, a previsão do tempo para a quarta-feira é de céu nublado e aumento de variação das nuvens, a probabilidade de chuvas é de 90% com índice pluviométrico de até 15 milímetros. Pode ocorrer pancadas de chuvas localizadas, com trovoadas e rajadas de ventos de 12km/h.

A temperatura máxima prevista é de 31ºC e mínima de 21ºC. Durante a noite o céu permanece com muitas nuvens, nublado e com possibilidades de pancadas chuvas.

OUTRAS CIDADES

Em Barra Mansa, até a tarde de ontem, o volume do Rio Paraíba do Sul estava elevado, a ponto de transbordar.  O coordenador da Defesa Civil, Jonas Rodrigues Leite, com o aumento da vazão há riscos de transbordo em alguns pontos do município. “Ontem (terça-feira), a represa começou o dia trabalhando com a vazão de 136m³/s. No fim do período, estava em 456 m³/s. Nesta manhã (ontem), o nível chegou a 3,84 metros. O limite para provocar o transbordamento em alguns locais do município, como a Rua Argemiro de Paula Coutinho e as vias ribeirinhas dos bairros Vila Maria, Saudade e Vista Alegre, é de 4 metros. Continuamos monitorando o nível e se acontecer novo aumento na vazão seremos informados para repassar o alerta a população”, disse.

Situação do rio em Barra Mansa – Foto: Fábio Guimas

Em Barra do Piraí, a Defesa Civil informou que está em estado de alerta e em monitoramento. “Há possibilidade de transbordamento. Portanto, a população ribeirinha também deve ficar em alerta”, finaliza a nota da prefeitura.

error: Conteúdo protegido !