Rio Claro recebe projeto Descarte Solidário de Eletroeletrônicos

0

O Rotary Club de Volta Redonda realizou no último domingo, o Descarte Solidário por meio de uma parceria entre a prefeitura e a Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura. Durante a Feira da Roça, em Passa Três, foram captadas cerca de quatro toneladas de lixos eletroeletrônicos. Na ocasião, também foram instalados Pontos de Entrega Voluntária em locais estratégicos do município, na Praça Fagundes Varela, no Centro, e ao lado do Hospital Municipal em Lídice. A grande parte do lixo recolhido foi de monitores de televisão, computadores e rádios.

A próxima cidade a receber o projeto será Piraí, no dia 27 de outubro. Os municípios que já receberam os serviços foram Volta Redonda, Barra Mansa, Resende e Vassouras. A iniciativa tem o objetivo de retirar das casas milhares de toneladas de produtos classificados como perigosos para o meio ambiente e comercializar para as empresas especializadas em reuso. Todo dinheiro arrecadado é doado às instituições sociais de cada cidade anfitriã do projeto.

De acordo com o diretor do Rotary Club Volta Redonda, Anderson Ferreira de Oliveira, a população de Rio Claro atendeu ao apelo de aproveitar o momento para descartar da forma correta esse material.  “Rio Claro se tratando de uma zona rural com uma quantidade de habitantes pequena, quatro toneladas de uma única vez foi algo significativo demais,” disse. Ainda segundo ele, o projeto, que começou em abril desse ano, já recolheu cerca de 70 toneladas de lixo, e o objetivo é que até o final do ano, sejam recolhidas 100.

O lixo eletroeletrônico é descartado quando o equipamento apresenta algum defeito ou se torna ultrapassado. Porem, esse material possui substâncias químicas (chumbo, cádmio, mercúrio, berílio, etc.) que se tornam um grande problema ambiental quando descartados em locais não adequados, como o lixo comum, por exemplo. O correto é fazer o descarte em lugares apropriados como em empresas e cooperativas que atuam na área de reciclagem.

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido !