RIO CLARO
Será lançado oficialmente no mês de agosto a Trilha Volta das Águas de Rio Claro, um projeto que visa atrair turistas não apenas do Estado do Rio, mas de todo o Brasil. Com 310,77 quilômetros de extensão, será, segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Cultura, Turismo, Evento, Esporte e Lazer, Brindisi Biondi, “a maior do Brasil de longo curso dentro de um mesmo município”.
A trilha será dividida em dez trechos, dos quais cinco já foram cadastrados pela empresa contratada pela prefeitura para mapear os locais no eTrilhas – principal aplicativo da Rede Brasileira de Trilhas. Já estão disponíveis os trechos 1 (14,8 km), 2 (18,8 km), 5 (9,12 km), 8 (11,7 km) e 10 (6,66 km), além de duas trilhas anexas: Pedra do Bispo e Pedra Chata.
“O lançamento da trilha será durante a Feira Literária de Rio Claro que acontece de 15 a 16 de agosto. O turista vai poder ver todas as trilhas de Rio Claro no aplicativo do eTrilhas. A nossa trilha será multimodal, com diversas modalidades, como caminhada, bike, cavalgada e terá um trecho aquático”, contou Brindisi, acrescentando que a cidade aposta no turismo ecológico, cultural e histórico. O percurso passa por todo o território de Rio Claro, incluindo os cinco distritos, e abrange pontos de interesse como o Parque Arqueológico de São João Marcos, o Caminho do Ouro e o Ciclo do Café.
A trilha contará com 174 quilômetros para cavalgada, 183 para caminhada, 20 para canoagem e 171 para ciclismo.
Durante sua campanha eleitoral, o prefeito Babton Biondi afirmou que transformaria Rio Claro em um polo turístico. Para ele, esse é apenas o primeiro passo de uma série de ações voltadas ao setor. “Vamos continuar buscando alternativas para que o turismo revolucione a cidade de Rio Claro para gerarmos emprego e renda, resgatando nossas origens, cultura, tradições, aproveitando o que temos de melhor que é vincular nossa pecuária e agricultura que sempre foi muito forte”, ressaltou o prefeito.
Um dos novos produtos turísticos já está em fase de implantação: o Clube de Observação de Aves será lançado em setembro. “Rio Claro está na 20ª posição do estado em aves cadastradas e queremos até o final do ano chegar a 10ª. Vamos ter ainda em março de 2026 na cidade uma etapa da Jornada Científica Cultural de Montanhismo a ser realizada no distrito de Lídice. Essas ações já são fruto do nosso projeto das trilhas que já está atraindo outros eventos para dentro do município”, destacou o secretário Brindisi Biondi.
A Trilha Volta das Águas de Rio Claro é totalmente custeada pela prefeitura e conta com parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Cultura, Turismo, Evento, Esporte e Lazer e o Conselho Municipal de Turismo.









