Rio Barra Mansa transborda e atinge residências e ruas de diversos bairros

0

BARRA MANSA

A forte chuva registrada na tarde desta quinta-feira, fez o Rio Barra Mansa transbordar e afetou ruas e casas dos bairros São Pedro, São Luiz, Nova Esperança, Santa Clara, Boa Sorte e Piteiras. O rio subiu 2,5 metros além do normal e nas ruas chegou a 1,8 metro.

https://youtube.com/shorts/4i4hkNG3eIc?feature=share

Segundo o coordenador da Defesa Civil de Barra Mansa, João Vitor da Silva Ramos, aconteceu uma situação atípica e o Inea informou que o sistema estava fora do ar, sendo impossível repassar o alerta das cheias dos rios. De acordo com João Vitor, a expectativa já era de uma chuva de 400 mm por hora e, decidiu acionar a sirene do Nova Esperança. “Em 40 minutos o rio começou transbordar. A Defesa Civil chegou ao local antes desse transbordo. Todas as casas da Avenida Florianópolis foram atingidas pela água, além de algumas transversais. Mas também tiveram registros na RJ-155 e no São Luiz”, disse.

Até o momento a água ainda não tinha baixado e a previsão da Defesa Civil é que isso ocorresse dentro de duas horas, por volta de 21h30min. Após isso, as equipes da prefeitura percorreriam os locais afetados. “Essa chuva caiu com mais intensidade basicamente na parte alta da cabeceira do Rio. Estimamos que seja em Pouso Seco a Antônio Rocha”, conta.

João Vitor ressalta a importância da população ouvir as sirenes e saírem das áreas de risco. Ele contou que ainda existem pessoas que postergam essa saída e isso pode prejudicar a segurança delas mesmas. O coordenador apontou que não tem informações de desalojados ou desabrigados.

MONITORANDO

Na madrugada de quarta-feira, dia 1º, foram registradas cinco ocorrências de deslizamento de terra, que aconteceram nos bairros São Francisco; Ano Bom; Jardim Guanabara; Boa Vista e Centro. Além dos deslizamentos, as equipes interditaram a estrada que liga o bairro Santa Izabel até o distrito de Amparo por conta das fortes chuvas, que marcaram 33mm no pluviômetro. O local já foi liberado para o acesso.

 

Deixe um Comentário