ITATIAIA
Ricarda Helena, candidata à prefeitura de Itatiaia pelo PSOL, se designa como “um exemplo de trajetória marcada pelo compromisso com o serviço público e justiça social”. Após anos atuando como empregada doméstica, Ricarda atuou mais recentemente como funcionária pública na área da educação e, agora, tem o propósito de assumir a prefeitura da cidade no cargo mais alto e inédito para uma mulher até então, o de prefeita.
Com foco voltado para a área ambiental, a candidata realizou uma ação para seu dia com o candidato para chamar a atenção sobre a situação ambiental do município. Ricarda destacou a necessidade urgente de tratamento do córrego local, que há 40 anos vem se transformando em um esgoto ao ar livre. “Precisamos de tratamento para esse córrego. A cidade passa por gestões que não fizeram nada, e a cada ano o riozinho vai recebendo mais esgoto doméstico sem que ninguém tome providências. Precisamos cuidar da água do rio e da água distribuída à população”, afirmou.
Fora essa demanda, Ricarda frisou que a saúde será um dos seus pilares de sua gestão, caso eleita. “Itatiaia tem uma boa arrecadação, então temos condições de cuidar da saúde, melhorar o hospital, adquirir tomógrafos, além de dar atenção especial à saúde do idoso, da criança e da mulher. Também vamos incluir o tratamento de esgoto e da água oferecida à população nas nossas ações prioritárias”, destacou.
Entre suas propostas, a candidata também ressaltou a importância de valorizar os funcionários públicos. “Queremos criar um plano de carreira, porque funcionário bem pago e satisfeito faz a cidade funcionar melhor. Isso impacta diretamente na qualidade dos serviços oferecidos à população, especialmente nas áreas de saúde, educação e economia”, explicou.
PARCERIA E TRAJETÓRIA POLÍTICA
Sobre a escolha de Fabíola Rodrigues como vice-prefeita em sua chapa, Ricarda lembrou a parceria construída nas eleições suplementares, em que ambas disputaram juntas. “Naquela eleição, ela foi à prefeita e eu, a vice. Agora resolvemos inverter os papéis, mas nosso objetivo para Itatiaia é o mesmo. Vamos governar juntas, em parceria com a população”, enfatizou.
Ricarda começou sua trajetória política como diretora na secretaria de funcionários da cidade, trabalhando com os funcionários públicos, e depois foi conselheira em diferentes áreas. “Foi ao ver os problemas de Itatiaia e querer resolvê-los que eu me encantei pela política. Tentamos fazer a diferença por meio dos conselhos, mas percebemos que era pouco. Por isso, decidimos lançar a candidatura para lutar ainda mais por Itatiaia, que merece essa atenção”, relatou.
Por fim, a candidata comentou sobre a importância de mulheres na política, destacando que, ao lado de Fabíola, espera governar com um olhar de mãe, amor e carinho. “A mulher é capaz de fazer várias coisas ao mesmo tempo, coisa que muitos homens não conseguem. A nossa presença na política é essencial, e queremos mostrar que somos mais do que qualificadas para enfrentar os desafios”, concluiu.