BARRA DO PIRAÍ
Um dos principais espaços ambientais do município, o Horto Florestal, localizado no bairro Química e com cerca de 136 hectares, começará a passar por revitalização já na próxima semana. O anúncio foi feito na última terça-feira, 12, pela prefeita Katia Miki, ao lado do deputado estadual André Corrêa, e marca o início de um projeto que contará com apoio do governador Cláudio Castro e da Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae).
“O nosso Horto Municipal é um dos espaços públicos mais bonitos e arborizados de Barra do Piraí, poderia estar sendo utilizado como área de lazer e para abrigar projetos para o Meio Ambiente. Nós vamos mudar essa realidade! Em breve devolveremos este local aos barrenses”, disse a prefeita.
O trabalho inicial de limpeza e recuperação será realizado pela Cedae, que depois implantará o programa “Replantando Vidas”, ação socioambiental que emprega egressos do sistema prisional em atividades como manutenção de áreas preservadas, plantio de mudas e beneficiamento de sementes. O objetivo é unir a preservação ambiental à ressocialização, oferecendo capacitação, trabalho e renda. “Fico muito triste de voltar ao Horto e encontrá-lo dessa forma. Na gestão passada nós trouxemos recursos para este local, mas nada foi feito. Agora, com a prefeita Katia Miki, a direção é outra”, afirmou André Corrêa.
Também participaram do anúncio o secretário municipal do Ambiente e Sustentabilidade, Christopher Taranto; o assessor do Replantando Vidas, Almir Moura; o diretor de Desenvolvimento das Cidades da Cedae, Marco Aurélio Damato Porto; e os vereadores Pedrinho ADL, Jeordane Perino e Elves Costa, além de outras autoridades.