VOLTA REDONDA
A Secretaria Municipal de Ação Comunitária (Smac) vai entregar nesta quinta-feira, dia 17, a revitalização do Serviço de Acolhimento Institucional Abrigo Municipal Seu Nadim. A cerimônia será às 10 horas e contará com a presença do secretário municipal de Ação Comunitária, Munir Francisco. O espaço, destinado ao atendimento à população em situação de rua, recebeu obras de revitalização em sua totalidade.
Embora a unidade não estivesse fechada devido a pandemia, a realização das obras de revitalização era necessária por causa do estado precário em que se encontravam as instalações, segundo explicou a diretora do Departamento de Proteção Especial Social, Denise Alves.
“Toda a unidade estava em péssimas condições e com as obras, o Abrigo foi renovado com pintura geral, melhorias em todos os ambientes, reordenamento das camas e para cada usuário será disponibilizado um armário”, contou Denise, destacando que o abrigo tem capacidade para moradia de 25 pessoas, sendo 20 homens e cinco mulheres.
Aos usuários da Unidade, são oferecidas cinco refeições diárias. A unidade também oferece oficinas de leitura, culinária, educação física, trabalhos manuais, grupos de convivência e palestras temáticas sobre assuntos ligados à higiene pessoal, comportamento e doenças. A equipe de atendimento é formada por uma coordenadora, nove cuidadores, educador social, psicóloga, duas assistentes sociais, educador físico, instrutora de artes, auxiliar administrativo e um cuidador de saúde.
Os usuários, segundo a coordenadora, também podem participar do Projeto Superação. “Neste projeto, onde temos nove participantes, eles realizam várias atividades como, por exemplo, jardinagem e tem como uma das condições frequentar o Centro de Atendimento Psicossocial (Caps)”, disse Denise frisando que a porta de entrada para atendimento no Abrigo é pelo Centropop. “Para ser aceito, o usuário é avaliado por psicólogo e assistente social do Centro de Atendimento à População de Rua. Somente após esta análise, ele passa a morar no Abrigo”, explica ela, ressaltando que por causa da pandemia, os “moradores” devem seguir alguns protocolos.
“Estamos sendo rigorosos com os atendidos. Todos devem estar vacinados contra a Covid-19, e são submetidos a testes RT-PCR , por swab, e IGC-IGM, e precisam tirar um raio-x do pulmão. Além disso, fazem exames periódicos de saúde e recebem atendimento no Caps (Centro de Atendimento Psicossocial) da Secretaria Municipal de Saúde”, explicou Denise.
Ela lembra que o Abrigo Seu Nadim funciona como um serviço social integrado à rede de assistência social do município de Volta Redonda. “Fazemos um acolhimento provisório, por um período de seis meses a um ano. Contudo, o objetivo do serviço é oferecer cidadania, dignidade e a possibilidade de reintegração à sociedade e à família”, completou a diretora.
A instituição funciona na Rua 560, s/nº, bairro Nossa Senhora das Graças. O telefone é (24) 3347-7178.