BARRA MANSA
A Prefeitura de Barra Mansa, representada pela Secretaria Municipal de Educação (SME) e em parceria com o Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest Senat), participou, na última semana, de reuniões para tratar do projeto ‘Proteção’, que tem como objetivo conscientizar sobre o enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes, tema que está em destaque este mês. Um encontro foi realizado com gestores no Centro Educacional Integral (CEI) Vieira da Silva, no Centro, enquanto o outro, voltado para professores, ocorreu no Colégio Municipal Washington Luiz, no bairro Saudade.
A pedagoga e assessora da gerência pedagógica da Secretaria de Educação, Kamila Nascimento, enalteceu a parceria e explicou um pouco mais sobre o projeto.
– A SME vem, ao longo deste ano, desenvolvendo um trabalho consistente e contínuo pelo enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes. Em parceria com o Sest Senat, por meio do projeto ‘Proteção’, temos orientado e capacitado toda nossa rede de ensino – diretores, professores, orientadores e equipe em geral -, a fim de que identifiquem e sejam capazes de agir a favor de nossas crianças e adolescentes, promovendo passeatas, palestras, fóruns e seminários. Dentro das unidades escolares também estamos agindo diretamente, realizando um movimento no sentido de gerar uma rede de proteção e respeito mútuo, quebrando ciclos de silêncio, sofrimento e coerção – contou.
Luís Renan Gasse Bosoroy, coordenador de promoção social do Sest Senat também contou mais detalhes sobre as ações do projeto. “Nós conversamos sobre o enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes, a importância de serem ampliadas as redes de proteção e de como a educação tem papel vital nesse cenário. A educação transforma vidas e contribui expressivamente para o enfrentamento do problema. Então, a ideia dessa reunião foi justamente para conscientizar e sensibilizar o maior número de pessoas, principalmente os professores, porque eles fazem parte diretamente da formação dessas crianças e adolescentes”, frisou Renan.
A vice-prefeita e secretária de Educação de Barra Mansa, Fátima Lima, reforçou a importância da discussão constante desse assunto nas escolas do município. “Temos o dever de proteger nossos alunos diariamente e essa parceria com o Sest Senat nos dá ainda mais força para que continuemos lutando contra a exploração sexual de crianças e adolescentes. A conscientização deve ser feita sempre”, finalizou Fátima.