Reunião inicia discussão para revisão do Plano Diretor de Itatiaia

0

ITATIAIA

Nessa semana aconteceu uma reunião na prefeitura para iniciar a aplicação do novo Plano Diretor. Participaram do prefeito Eduardo Guedes, representantes da empresa Alto Uruguai Engenharia e Planejamento de Cidades, da Mesa Diretora da Câmara Municipal e da Secretaria de Planejamento.

Segundo o secretário de Planejamento, César Aires, por conta da revisão do Plano Diretor de Itatiaia, a implantação do Plano de Mobilidade e adequações, revisões e implementações de Leis Complementares de interesse urbano e de uso de solo, os membros da Secretaria de Planejamento, atendendo a determinação do prefeito se reuniram com membros da Mesa Diretora do Legislativo. “O objetivo foi para traçar estratégias que venham garantir a efetiva participação da sociedade Itatiaiense nas decisões que promovam um desenvolvimento mais sustentável e condizente com a realidade local”, declarou.

César Aires explicou que o Plano Diretor é hoje o principal instrumento de uma cidade, pois é a forma que vai definir o crescimento da mesma de forma ordenada. “E é através da execução do Plano que iremos planejar o crescimento de Itatiaia para os próximos anos, definindo os usos dos solos dos bairros, as leis complementares e a inserção de regulamentações”, destacou o secretário.

A empresa Alto Uruguai foi representada pela coordenadora Mariane Delamare Afonso que procurou expor as características de aplicação do plano. “O objetivo dessa primeira reunião foi expor a metodologia de trabalho da empresa, tendo em vista que nós já temos um escopo de aplicação bastante definida, com etapas bem caracterizadas. Então a ideia foi alinhar o projeto com a Mesa Diretora da Câmara e com o secretário municipal que estarão à frente da iniciativa”, ressaltou a coordenadora, completando que o próximo passo do projeto é a inserção ao máximo da população dentro do planejamento do Plano Diretor, pois entende-se que é necessário ouvir todos para se obter êxito na aplicabilidade.

Os representantes do Legislativo que estiveram presentes na reunião foram os vereadores João Márcio, Eduardo Pereira, Andrea Carvalho e Jair Balbino.

 

 

 

Deixe um Comentário

error: Conteúdo protegido !