Reunião é realizada em Volta Redonda para tratar sobre preparativos para o Carnaval 2018

0

Em uma reunião realizada ontem na Secretaria de Cultura foram tratados os preparativos para o Carnaval 2018.  Diretores de 21 blocos carnavalescos e agentes das forças de segurança que atuam na cidade estiveram presentes. Foi tratado a respeito do desfile dos blocos de rua que começam a partir do dia 28 de janeiro.

A secretária de Cultura, Aline Ribeiro, afirmou que a intenção é planejar junto aos órgãos de segurança a tranquilidade dos foliões.  “A reunião serviu para ajustar o cronograma das apresentações, principalmente em relação ao horário do término dos blocos para que todos possam se divertir sem causar transtornos a comunidade. Queremos que os desfiles terminem mais cedo para evitar aglomerações que trazem muitos problemas de segurança após o final das apresentações”, afirmou.

Aos blocos será oferecida pela prefeitura a estrutura necessária para a segurança. Segundo a secretária de Cultura, a abertura do processo na Secretaria de Fazenda para os blocos é importante para controlar e ajudar na organização. É um mínimo de ajuda, segundo ela, neste ano, porém, em 2019, adiantou que haverá uma estrutura bem maior no apoio.

As apresentações dos blocos serão encerradas mais cedo, depois de acordo na reunião de ontem. Os diretores dos blocos cadastrados na secretaria municipal de Cultura têm que pedir uma Licença para desfile junto a secretaria de Fazenda. Os documentos necessários são: RG e CPF do responsável, relação de barracas e produtos a serem comercializados e declaração de anuência da Associação de Moradores do Bairro. Em caso de segurança particular no evento, é necessário apresentar autorização da Polícia Federal.

Com relação aos órgãos de segurança (Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e Polícia Militar) é preciso conseguir o Nada a Opor, sendo comunicados antecipadamente o dia dos desfiles, horário, local do percurso e estimativa de público. O 28º Batalhão da Polícia Militar em Volta Redonda exige dos diretores do bloco o encaminhamento de um ofício ao qual respondem a 19 itens, com o nome do promotor do evento, endereço, entre outros.

Esteve na reunião o capitão PM Guerreiro, representando o 28º Batalhão da Polícia Militar. Segundo ele, a corporação dará todo o suporte necessário para a tranquilidade no carnaval.