a voz da cidade

Reunião discute avanços em projeto de criação de unidade de conservação ambiental em Barra Mansa

Por sergiocjr
970x250

BARRA MANSA

Uma reunião realizada na noite da última segunda-feira, dia 2, no bairro Ano Bom, discutiu os desdobramentos do projeto que prevê a criação de uma Área de Preservação Ambiental (APA) no município. A APA ficaria em uma região de 765 hectares entre os bairros Getúlio Vargas e Vila Nova e o distrito Santa Rita de Cássia.  A criação da unidade de conservação está sendo desenvolvida através de membros da sociedade civil e representantes governamentais.

O presidente da associação ambiental Verde que Salva, Eddy Miguel, enumerou os ganhos com a criação da área de preservação ambiental em Barra Mansa. “Essa área antigamente era uma só fazenda e com a APA nós iremos ter uma proteção dos mananciais com uma recarga dos recursos hídricos. Essa área vai favorecer o equilíbrio ecológico, vai inibir a proliferação de mosquitos e vetores de doença e também propiciar o turismo ecológico e geração de renda para a população. Também teremos a preservação de alguns animais ameaçados de extinção como a jaguatirica e a paca, entre outros”, disse Eddy, lembrando que o município também será beneficiado com o aumento do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) Verde – tributo que funciona que funciona como incentivo para investimento em preservação ambiental.

Eddy destacou que a criação da APA é uma das modalidades menos restritivas e que ninguém perderá terra pela criação da área.


O presidente da associação ambiental ainda lembrou que Barra Mansa possui outras sete áreas de conservação, são elas: o Parque Natural de Saudade; Carlos Roberto Firmino de Castro (onde funciona o Horto Municipal, na Vila Nova); Ilhas do Paraíba (oito poligonais); APA Floresta do Cafundó, entre Rialto e Floriano; APA do entorno da Floresta da Cicuta – na Região Leste; a APA Rio Bonito, em Amparo e o Parque Centenário, o popular Jardim das Preguiças.

Presente na reunião, o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Carlos Roberto de Carvalho, o Beleza, frisou que a discussão da criação dessa APA em Barra Mansa é muito importante para o município. “Ela permite a proteção e conservação da fauna e flora e ordenamento urbano de forma que respeite as propriedades estéticas ou culturais existentes, importantes para a qualidade de vida da população local e para a proteção dos ecossistemas regionais. A criação está sendo desenvolvida pela sociedade civil com o apoio de representantes governamentais. O próximo passo será uma reunião com a secretaria de Meio Ambiente, Planejamento Urbano e Executivo”, comentou.

Essa reunião entre o grupo que busca a criação da APA e a Secretaria de Meio Ambiente, Planejamento Urbano e o prefeito Rodrigo Drable (MDB) ainda não tem data marcada, mas a expectativa é que ocorra no fim deste mês.

Além de associações ambientais e o secretário municipal de Meio Ambiente, estiveram presentes no encontro de segunda-feira representantes da Igreja Católica, por meio da Paróquia Sagrado Coração de Jesus e da Diocese Barra do Piraí-Volta Redonda; o presidente do Conselho Municipal de Meio Ambiente (Comdema), Vinícius Azevedo; o vereador Wellington Pires (PP), entre outros representantes de entidades.

 

 

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos