ESTADO
Aconteceu nesta sexta-feira, 19, no Rio de Janeiro, em um hotel de Copacabana, mais um evento do LIDE – grupo formado por líderes empresariais – para o debate sobre a Importância do Turismo na Economia do Estado do Rio de Janeiro e do Brasil. Como palestras, participaram do evento o secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca; o presidente da Embratur, Marcelo Freixo; e o assessor-chefe de Assuntos Técnicos do Ministério do Turismo, Wilken Souto, representando a ministra do Turismo Daniela Carneiro, que não pôde comparecer ao evento.
Tutuca apontou os avanços do turismo no Rio de Janeiro, com números do interior e da capital, voltou a falar sobre a importância da retomada do protagonismo do aeroporto do Galeão e de pautas importantes como o tax free e a Lei de Incentivo ao Turismo. “Estamos avançando muito na promoção do nosso estado como destino turístico no mercado doméstico e internacional e trabalhando para melhorar cada vez mais a experiência desse visitante quando ele chega aqui. Os investimentos em segurança e infraestrutura têm sido fundamentais para aumentar a credibilidade do Rio e a percepção de que somos um destino realmente preparado, tanto na capital quanto no interior. O Rio é o principal cartão postal do país, a porta de entrada dos turistas estrangeiros. O Brasil precisa de um Rio de Janeiro forte para fortalecer também outros estados da federação”, explicou Tutuca.
Já Freixo deu um panorama aos presentes do trabalho realizado à frente da Embratur e falou sobre a importância do investimento na promoção do turismo internacional para o desenvolvimento do país.