BARRA MANSA
Uma reunião nesta quinta-feira, 6, foi realizada para debater a ampliação dos atendimentos de alta complexidade na Santa Casa de Barra Mansa. O encontro foi no gabinete do prefeito Luiz Furlani. Participaram o secretário de Saúde, Dr. Sérgio Gomes, e representantes da Santa Casa. Os presentes debateram estratégias para essa ampliação com a captação de recursos para a oncologia, cirurgias, hemodiálise, entre outros procedimentos.
O prefeito e o secretário entraram em contato com representantes do governo estadual para que recursos sejam ampliados ao município para a melhor continuidade do serviço prestado. “Barra Mansa atende pacientes de outras 29 cidades, seja para acompanhamento oncológico, cirurgias de complexidade cardíaca, hemodinâmica e hemodiálise. Buscamos ampliar os recursos para isso, mas também para melhorar o fluxo e o atendimento aos munícipes no pronto socorro e ambulatório”, destacou o secretário Sérgio Gomes, acrescentando que pretendem concretizar nos próximos anos, mutirões de saúde, aumento do efetivo, entre outras medidas.
O prefeito Furlani lembrou que já concretizou, entre outras ações, a descentralização dos exames, da UBSF Ano Bom para as demais unidades: Centro de Especialidades Médicas da Região Leste, USF Bocaininha e Policlínica Sirene I Boa Sorte – com desjejum para os pacientes. A Farmácia Municipal passou a agendar a entrega de medicamentos via WhatsApp (24 98180-0052) e o local, que também é responsável pela distribuição dos medicamentos de alto custo, também passou por melhorias estruturais.
Além disso, a fábrica de fraldas e absorventes, triplicou a produção desde o último mês, bem como a ampliação do número de exames para zerar a fila do SUS. E o prefeito vem percorrendo as unidades de saúde municipais para visitas e vistorias. “Digo e repito: A saúde é a nossa prioridade máxima. E quem não gosta de gente, não serve para trabalhar comigo, pois acredito que todas as pessoas devem ser tratadas com a atenção que merecem. Procuramos colocar isso em prática através do cuidado com a vida de cada uma delas. Fizemos bastante coisa nos últimos dois meses, buscamos ampliar a alta complexidade e ainda faremos muito mais pela saúde dos nossos munícipes e dos pacientes de outras 29 cidade que têm Barra Mansa como referência”, concluiu Furlani.