Responsáveis pelo setor de eventos realizarão treinamento para retorno das atividades

0

BARRA MANSA

De acordo com o último Decreto 9974, que dispõe sobre as regras temporárias ao funcionamento de atividades cotidianas, fica estabelecido a possibilidade de funcionamento das casas de festas e eventos do município. O documento divulgado pela Prefeitura de Barra Mansa, ainda no começo do mês de outubro, estabelece que sejam aplicados protocolos sanitários e regras de restrições para a retomada gradual do setor. Com isso, funcionários e responsáveis pelas empresas de eventos estão se preparando para a retomada, através de treinamentos que tiveram início hoje.

Participarão do treinamento,  na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), 60 empresas de eventos sociais. Elas conhecerão as regras estabelecidas nos protocolos designados pelos órgãos sanitários municipais, estaduais e federais e nos protocolos com as medidas para a retomada. De acordo com a empresária, Thais Gomes, uma das responsáveis por elaborar o protocolo de retorno de eventos sociais, que teve aval do Ministério Público, as empresas que participarem terão que doar um quilo de alimento não perecível e no final da inciativa receberão um certificado. “O treinamento é gratuito e os alimentos serão encaminhados para a Secretaria de Assistência Social. Além disso, após o treinamento, as empresas receberão uma declaração de participação identificando que a mesma está apta a desenvolver todas as práticas necessárias para o retorno consciente das atividades”, disse.

Outra medida que também será realizada, é um evento teste. As empresas terão como base um evento, que será uma renovação de votos, no próximo sábado, 23, às 19 horas, no salão de festa Joana Reis, na qual serão aplicadas as medidas adotadas com o treinamento de ontem. Além de contribuir para o treinamento da esquipe das empresas, a cerimônia será um presente dos empresários para o casal que celebrará a união. Participarão da iniciativa, o casal escolhido, 30 convidados deles e os profissionais que estarão doando a mão de obra e o material de trabalho. Segundo Thais Gomes, algumas empresas também estão fazendo doações para viabilizar a realização do evento e todas as medidas propostas pelos protocolos, serão tomadas durante a iniciativa.

“Participarão as empresas que estão contribuindo para a realização do evento, visto que o objetivo é colher uma amostragem e colocar na prática todos os métodos que estão dentro do protocolo, seguindo as restrições previstas na primeira fase como, a proibição da participação de pessoas com mais de 60 anos e menores de 12 anos, não haverá pista de dança, os utensílios utilizados serão descartáveis e todas as medidas solicitadas pelo Ministério Público, serão atendidas”, disse, acrescentando ainda que o Decreto divulgado pela prefeitura  autoriza a liberação das duas primeiras fases.

“O decreto aprova a primeira fase não operante no período de sete dias, na qual acontecerão os treinamentos e o evento teste; a segunda fase operante, que durará 30 dias ainda com restrições, também foi autorizada”, ressaltou, afirmando que, o grupo de empresários, continuará tentando com o Ministério Público, uma agenda ainda no mês de outubro para conseguir mais flexibilizações.

PROTOCOLO

O protocolo proposto pelos empresários de Barra Mansa é dividido em cinco fases. A partir da segunda fase será necessário ainda seguir as restrições e medidas como, quantidade de convidados reduzida, uso de equipamentos de proteção individual, medidas sanitárias, distanciamento e ações para que funcionários e clientes tenham acesso aos procedimentos de segurança do local para seguirem.

Nas próximas fases aconteceria a liberação dos eventos com maior flexibilização, aumentando o número de ocupações. Segundo o protocolo, a pandemia estando controlada, o setor operaria sem restrições e com prazo indeterminado, levando em consideração todos os pilares da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Deixe um Comentário