Resende terá Semana de Conscientização e Prevenção à alienação parental

0

RESENDE

A Semana de Conscientização e Prevenção à Alienação Parental será celebrada anualmente e fará parte do calendário oficial de eventos do município. A Câmara de Vereadores aprovou recentemente o projeto de Lei do vereador Sandro Ritton (PPS). O projeto já foi encaminhado para o Poder Executivo.

A Síndrome, segundo definição da medicina, é uma desordem psiquiátrica, um transtorno de comportamento infantil, induzido por um dos genitores do paciente (pai ou mãe), ou por avós, ou ainda por detentores de sua guarda, no sentido de enfraquecer ou destruir a relação psicológica e comportamental da criança, face ao outro genitor. “Esta prática, infelizmente, em muitos casos se inicia após a separação conjugal, quando o genitor que por algum motivo saiu ferido da relação passa a denegrir a imagem do outro, na frente do filho, visando afastá-lo do outro genitor”, explicou o vereador Sandro.

De acordo com o vereador Ritton, o objetivo da mensagem consiste em estender o entendimento, a discussão, a prevenção e, consequentemente, combater e reduzir a prática da alienação parental. De acordo com o projeto, a programação deve constar de palestras, workshops, rodas de discussão, troca de experiências entre os participantes, e atividades específicas que tenham relação com o assunto.

DATA

No âmbito internacional, o 25 de abril foi instituído como Dia Internacional de Conscientização Sobre Alienação Parental, devendo ser lembrando em Resende também nesta data. “Assim, é importante trazer esse tema à reflexão de toda a população. E por acreditar que é necessária a ampla participação da sociedade civil, instituições de ensino, profissionais das áreas de Direito, Psicologia e Pedagogia, além de ONG’s e órgãos públicos, propus este projeto no intuito de envolver todos os interessados, para a conscientização da população sobre a seriedade do tema, e evitar cada vez que essas práticas sejam cometidas”, analisou o vereador.

Deixe um Comentário

error: Conteúdo protegido !