Resende tem saldo positivo no Caged de novembro

0

RESENDE

O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, ligado ao Ministério da Economia, divulgou nesta quinta-feira, dia 19, um raio-x do mercado de trabalho no país em novembro. De acordo com órgão, Resende teve 201 admissões a mais que demissões no mês passado. Foi o melhor resultado para o período no Sul Fluminense e um dos melhores do estado do Rio.

Com os novos números computados, Resende acumula um saldo positivo de 859 empregos gerados ao longo do ano de 2019, entre janeiro e o mês de novembro. Para se ter uma ideia da importância dos dados, no mesmo período do ano passado Resende estava nesta altura do ano com 43 empregos “no azul”. Em 2017 e 2018 a cidade teve saldo final positivo, mas tudo indica que 2019 será melhor que o ano passado.

Apesar do mercado de trabalho sofrer grande influência do cenário nacional, estadual e até internacional, a Prefeitura de Resende tem atuado de maneira constante para conseguir ajudar empreendedores e trabalhadores. O foco principal tem sido a desburocratização, que permitiu ao governo emitir mais de mil novos alvarás através da secretaria municipal de Indústria, Comércio e Turismo, que também contabilizou mais de 400 novos microempreendedores individuais (MEI) regularizados junto à pasta até o início de outubro.

De acordo com o prefeito Diogo Balieiro Diniz, em 2019 um dos maiores destaques foi a assinatura de um termo de adesão para emissão automatizada de alvarás municipais. O principal diferencial da automatização é que a emissão do documento agora pode ser feita em até 2 horas para as atividades de baixo risco, já computados neste prazo a resposta de viabilidade do nome empresarial, locacional e a constituição da empresa.  De acordo com balanço da Prefeitura, desde 2017 foram mais de 3,4 mil alvarás emitidos em Resende.

APOIO AOS ARTESÃOS

A secretaria municipal de Indústria, Comércio e Turismo faz ao longo do ano uma série de ações voltadas a fomentar as vendas no comércio, bem como valorizar o trabalho dos artesãos e produtores locais. em 2019, por exemplo, a Prefeitura promoveu o ‘Mega Domingo de Compras’, que levou diversas atividades para toda a família aos centros comerciais da cidade.  Durante o evento, que foi às compras desfrutou ainda de opções de lazer, esporte e atividades infantis. Todas as atividades foram promovidas em parceria com a CDL Resende e o Sicomercio local.

Da mesma forma, uma parceria entre a Secretaria e a Fundação Casa de Cultura Macedo Miranda promove aos domingos o projeto “Música na Feira”, que leva atrações artísticas para a feita do bairro Campos Elíseos. As apresentações acontecem no deck próximo à Ponte Velha, como forma de valorizar a feira mais tradicional da cidade. Além disso, por iniciativa da secretaria, os artesãos ganham espaço nas mais diversas programações da Prefeitura. No fim de ano, por exemplo, a Prefeitura montou espaços especiais em Campos Elíseos e na Cidade Alegria para exposição e venda dos trabalhos.

Outro trabalho importante para promover a recolocação de resendenses no mercado de trabalho vem pelo Sine, que emitiu quase três mil carteiras de trabalho em 2019 e atendeu 468 pessoas na modalidade “Sine Itinerante”, que presta serviços nos bairros. A unidade ainda promoveu palestras e atividades que buscam adequar os candidatos às vagas de empregos existentes no mercado local.

O setor de turismo também tem sido valorizado, com a promoção de eventos que estimulam caminhadas ecológicas e observação de animais. Da mesma maneira, a Prefeitura mantém um programa de manutenção das estradas rurais, onde estão as cachoeiras e outros pontos de visitação.

Deixe um Comentário