RESENDE
O salão do Colégio Estadual Olavo Bilac, localizado na Avenida Presidente Vargas, no bairro Campos Elíseos, será a sede na próxima segunda-feira, dia 25, da sexta reunião itinerante do Fórum Estadual dos Serviços de Acolhimento Familiar do Rio de Janeiro. O evento apoiado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos será realizado entre 9 e 16 horas, com o tema “Financiamento Público e Acolhimento Emergencial”.
A reunião terá início às 10 horas, após café da manhã com os participantes uma hora antes. Na abertura haverá a apresentação dos representantes dos municípios e a leitura da ata da reunião anterior. A programação inclui a palestra relacionada ao assunto “Acolhimento Emergencial”, ministrada pelo promotor de Justiça da Infância e da Juventude da Comarca de Resende, Afonso Henrique Reis Lemos Pereira, às 10h40min.
Em seguida, a superintendente Administrativo-Financeira da Secretaria de Assistência Social de Resende, Rita de Cássia dos Santos Costa, vai ministrar a palestra “Financiamento Público”. Um debate terá início às 11h30min encerrando a programação matinal.
A reunião será retomada às 13 horas, com a apresentação do Serviço de Acolhimento Familiar de Resende o programa Família Acolhedora. O programa é desenvolvido em parceira entre o governo municipal, Poder Judiciário e sociedade civil, voltado para crianças e adolescentes de zero a 18 anos de idade, que tenham tido direitos violados ou se encontrem em vulnerabilidade social. A programação segue das 14 às 16 horas, com outro debate para abordar conhecimentos sobre a temática, além da troca de experiências entre os profissionais.
A secretária de Assistência Social e Direitos Humanos de Resende, Jacqueline Primo, destacou que o fórum, realizado trimestralmente, visa discutir implantações e melhorias nos serviços de acolhimento. “O objetivo é debater sobre o funcionamento e as ações de aperfeiçoamento dos serviços de acolhimento familiar, bem como suas especificidades e dificuldades no cotidiano, permitindo, desta forma, a interação entre os profissionais”, informa, lembrando que a cada três meses, um município sedia o encontro, que é uma iniciativa autônoma dos profissionais da área.
CADASTRO
O cadastramento do Programa Família Acolhedora deve ser realizado através do Serviço de Acolhimento para Crianças e Adolescentes, na sede do programa, localizado na Rua Pandiá Calógeras, nº 157, no bairro Jardim Jalisco. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.