RESENDE
O município será palco, nos dias 21 e 22, do Encontro Regional sobre Políticas Públicas para Pessoas Idosas do Estado do Rio de Janeiro – Edição Médio Paraíba. O evento, que acontece no Plenário da Câmara Municipal, no Centro Histórico da cidade e no Ecoparque, no bairro Morada da Colina, tem como foco o fortalecimento das políticas públicas voltadas à terceira idade, promovendo integração entre gestores, conselhos e instituições que atuam na área do envelhecimento.
A iniciativa é realizada pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, em parceria com o Governo do Estado do Rio de Janeiro, o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa e a Secretaria Intergeracional de Juventude e Envelhecimento Saudável.

Objetivo do encontro é fortalecer políticas públicas para idosos e integrar gestores e instituições do envelhecimento – Divulgação PMR
A programação começa na terça-feira, com o debate “Fortalecimento dos conselhos e fundos da pessoa idosa: desafios e possibilidades”, abordando as atribuições dos conselhos na fiscalização das Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs). À tarde, será promovido o workshop “Oficina para trabalho com grupo de pessoas idosas em centros de convivência, centro-dia e ILPI”, voltado a profissionais da área.
Na quarta-feira, as atividades se estendem ao Ecoparque, com uma grande ação social que integra os programas RJ para Todos e Resende Cidadã. A população poderá ter acesso gratuito a serviços de cidadania, saúde e assistência social, como emissão de documentos, vacinação, aferição de pressão e glicose, atendimento social, atividades culturais e distribuição de água potável.
De acordo com a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos de Resende, Jacqueline Primo, o encontro é uma oportunidade de aprimorar políticas voltadas às pessoas idosas. “Além de incentivar a troca de experiências e a capacitação dos profissionais, estamos integrando serviços essenciais à população, como o programa Resende Cidadã, ao Encontro Regional do Médio Paraíba”, destacou Jacqueline.