RESENDE
“A Secretaria Municipal de Assistência Social deu sequência às ações de sucesso e tornou-se referência para outros municípios do Brasil”. A afirmação foi feita hoje, dia 31, por meio de nota da Prefeitura de Resende, justificando que, a exemplo disto, pode ser citado o Programa Família Acolhedora, que recebeu representantes de Barra do Piraí (RJ), Arraial do Cabo (RJ), Itaguaí (RJ), Caraguatatuba (SP) e Salete (SC) com interesse nas atividades de acolhimento a crianças e adolescentes afastados de suas famílias por determinação judicial.
“Além disso, durante a pandemia de Covid-19, as ações da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos foram ainda mais eficientes e direcionadas à população, já que muitas famílias foram prejudicadas econômica e psicologicamente”, afirmou a nota, completando que: “Logo no início do ano, em fevereiro, os moradores da região de Visconde de Mauá foram beneficiados com a instalação de uma base do Centro de Referência da Assistência Social para atendimentos técnicos e dos serviços do Cadastro Único (CadÚnico). O objetivo da instalação é de que os moradores da localidade e também da zona rural pudessem contar com atendimento três vezes na semana e não mais a cada 15 dias com o Cras itinerante. Mais de 270 famílias cadastradas foram contempladas”, frisou.
A prefeitura disse ainda que, além disso, pensando na população que não aceita acessar os serviços da Assistência Social, foram arrecadados caixas de leite para confeccionar mantas térmicas durante os dias de inverno rigoroso no mês de julho. Na mesma época, o anúncio de uma frente fria fez com que a gestão municipal adotasse o Espaço Z como um abrigo provisório para pessoas em situação de rua, o que teve muita aceitação e ajuda da população. ONGs se reuniram para oferecer sopa à população que buscou o abrigo temporário.
“Infelizmente, sabemos que nem todas as pessoas acessam os serviços oferecidos pela Prefeitura, como o acolhimento institucional, onde as pessoas em situação de rua podem passar a noite. Por isso, a iniciativa da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos de disponibilizar o Espaço Z para acolher as pessoas durante o inverno foi de extrema importância. A solidariedade da população resendense que, sempre que necessário ajuda quem mais precisa, também foi fundamental nesse período”, disse o prefeito Diogo Balieiro Diniz.
Já no último semestre de 2021, a gestão municipal iniciou um projeto de culinária para os usuários do Acolhimento Institucional da Prefeitura, que funciona como abrigo 24h para pessoas que se encontram em situação de rua. A iniciativa busca preparar os usuários para o trabalho formal.
Outra medida adotada este ano pela Prefeitura de Resende foi o convênio pioneiro com a Secretaria Estadual de Administração Penitenciária (Seap), por meio da Penitenciária Luis Fernandes Bandeira Duarte, no distrito de Bulhões. O projeto promove o cultivo de hortaliças e alimentos plantados pelas mãos de apenados do próprio presídio. No primeiro cultivo, foram recolhidas 12 caixas com hortaliças, que foram destinadas a 20 famílias em situação de vulnerabilidade econômica cadastradas no Centro de Referência de Assistência Social (Cras).
“No início de dezembro, a Prefeitura deu continuidade ao processo de instalação de brinquedos adaptados para pessoas com deficiência em pontos da cidade. Os locais receberam um kit de equipamentos com balanço, gangorra e gira gira, todos adaptados Além do Parque Embaixador, serão beneficiados o Ginásio da Cidade Alegria, o Primeiro Centro Municipal de Esportes e a área de lazer do Parque Minas Gerais”, finalizou o prefeito.