RESENDE
O diretor da Defesa Civil de Resende, Flávio Germano da Silva, informou nesta quarta-feira, 8, que o município registrou mais de 100 milímetros de chuva durante o temporal que caiu na tarde de terça-feira, 7. O evento provocou alagamentos em várias ruas de diferentes bairros e a queda parcial do muro de uma residência no bairro Cabral. Apesar dos transtornos, não houve feridos, desalojados ou desabrigados.
Em um vídeo que circulou nas redes sociais, é possível ver a água invadindo o calçadão da Avenida Albino de Almeida, no bairro Campos Elíseos, quase entrando nos estabelecimentos comerciais. No mesmo bairro, o túnel de acesso à Academia Militar das Agulhas Negras (Aman) ficou inundado, sendo interditado para veículos e pedestres até o nível da água baixar. Já no bairro Jardim Jalisco, os alagamentos ocorreram nas Ruas Sarkis José Sarkis, no cruzamento da Avenida Marcílio Dias e Augusto Xavier de Lima, Avenida Rita Ferreira da Rocha, a Beira-Rio. Também ocorreu o alagamento de uma casa na Rua Arariboia, no bairro Liberdade. Outros pontos críticos incluíram os bairros Paraíso e Manejo, que também sofreram com alagamentos.
Segundo a Defesa Civil, no bairro Cabral, o muro dos fundos de uma residência desabou, assim como a laje da área do quintal de outra casa. O volume de chuva previsto para a terça-feira era de 16,7 milímetros em 24 horas, porém, foram registrados 104 milímetros em apenas 40 minutos na Região Central do município.
A Secretaria de Assistência Social prestou ajuda às famílias afetadas no Cabral. Flávio Germano destacou que há previsão de chuvas intensas nos próximos dias e que a Defesa Civil continua monitorando a situação. Em caso de necessidade, a população pode entrar em contato com a Defesa Civil pelos telefones 199 ou (24) 3360-9260.