RESENDE
A Prefeitura de Resende intensificou a Campanha de Vacinação da Tríplice Viral, imunizante que protege contra sarampo, caxumba e rubéola. A ação, realizada pela Secretaria Municipal de Saúde, tem como objetivo aumentar a cobertura vacinal e conscientizar a população sobre a importância da imunização. A vacina faz parte do Calendário Nacional de Vacinação e é fundamental para erradicar doenças virais no Brasil.
De acordo com o Ministério da Saúde, o esquema vacinal prevê duas doses para crianças a partir de 12 meses até adultos com 29 anos, dose única para pessoas de 30 a 59 anos e duas doses para profissionais de saúde em atividade, independentemente da idade. Pessoas com histórico de alergia à proteína do ovo ou do leite devem consultar um médico antes de tomar a vacina.
Para receber uma dose, é necessário apresentar um documento original com foto, CPF, caderneta de vacinação e cartão do SUS (se houver). Menores de idade devem ser acompanhados de um responsável. Já os profissionais da saúde precisam comprovar vínculo trabalhista ativo. A Tríplice Viral deve ser administrada com um intervalo mínimo de 30 dias em relação a outras vacinas que contenham vírus atenuados, como a febre amarela e a dengue. O secretário de Saúde de Resende, Ricardo Graciosa, reforçou a necessidade de manter a vacinação em dia. “A imunização é essencial para proteger a população contra doenças que podem causar complicações graves. A Tríplice Viral deve ser aplicada ainda na infância, mas também está disponível para quem não completou o esquema vacinal na adolescência ou fase adulta”, destacou Graicosa.
Locais e horários de vacinação
A aplicação da vacina Tríplice Viral acontece em diferentes horários e pontos de Resende, sendo: de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas, em todas as unidades de saúde (PSF); terça, quinta e sexta-feira, das 8 às 16 horas, no Centro Municipal de Imunização (CMI); de segunda a sexta-feira, das 8 às 20 horas, na Clínica da Família, e aos sábados, no Resende Shopping.