Resende receberá incentivo financeiro após ser destaque no Programa “Crescer Saudável”

0

RESENDE

Após ganhar destaque em um monitoramento nacional, o município vai receber incentivo financeiro a novas iniciativas, através do Programa “Crescer Saudável”, do Governo Federal.  O programa prevê um conjunto de ações a serem implementadas pelo Programa Saúde na Escola (PSE) e tem como objetivo contribuir com a prevenção, o controle e o tratamento da obesidade infantil entre os alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental que são atendidas pelo PSE.

Como determinado previamente, os municípios que cumprissem pelo menos uma das quatro metas seriam recompensados com o incentivo financeiro, proporcional ao desempenho. Resende cumpriu todas as metas e, com isso, está credenciada a receber uma quantia equivalente a 100% do montante previsto.

O prefeito Diogo Balieiro Diniz falou sobre a importância do programa. “Este é o primeiro ciclo do Programa Crescer Saudável realizado em parceria com o Governo Federal e Resende já conseguiu obter um excelente desempenho. Os números indicam que o trabalho desenvolvido através do Programa Saúde na Escola está sendo de excelência e servindo como referência para outros municípios. Os profissionais, tanto da saúde, quanto da educação de Resende, que são responsáveis por essa frente estão de parabéns. E que esse trabalhe continue”, comemorou o prefeito.

Os resultados do monitoramento do ciclo 2019/2020 do Programa “Crescer Saudável” foram apresentados e discutidos no Encontro Virtual Crescer Saudável, realizado pela Área Técnica de Alimentação e Nutrição da Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro, através de plataforma digital no último dia 10.

PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA

O Programa Saúde na Escola (PSE), instituído em 2007 no Brasil, é voltado para crianças, adolescentes, jovens e adultos da educação pública no país. Seu objetivo é contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações em promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento das crianças e jovens da rede de ensino.

Atualmente, o PSE é composto pela coordenadora Daniela Theodoro, que representa a Saúde (SMS); João Octávio Caranzano Moraes; representando a Educação (SME); e Juliana Martins, representante da Saúde Bucal. Além disso, para atingir as metas do Programa Crescer Saudável, o programa também contou apoio da equipe pedagógica da SME, do Núcleo de Apoio Saúde da Família( NASF), da Área Técnica de Alimentação e Nutrição (ATAN) e das nutricionistas do Setor de Alimentação Escolar da Secretaria de Educação do município.

error: Conteúdo protegido !