RESENDE
O município será palco, nesta quinta-feira, dia 2, da etapa da Lions Charity Run 2025 (Corrida Beneficente dos Leões), prova organizada pelo Lions Club Internacional com o objetivo de arrecadar fundos para crianças em situação de vulnerabilidade no Brasil. O percurso total do evento soma 893 quilômetros, passando por Curitiba, Registro, São Paulo, São José dos Campos, Resende, Juiz de Fora e Rio de Janeiro.
Na etapa resendense, a largada da corrida de 7 km está marcada para as 15h20min, no estacionamento do Espaço Casa, no bairro Montese. A chegada será às 16h50min, no Parque das Águas, no Jardim Jalisco, onde haverá recepção oficial da comitiva pelas autoridades municipais.
O evento é idealizado pelo polonês Mariusz Szeib, 71 anos, empreendedor, maratonista e membro do Lions Clube da Polônia. Ele participa da corrida desde 2013 e já levou a iniciativa a países como Polônia, Japão, EUA, Alemanha e Austrália. Em 2024, na Austrália, a ação arrecadou US$ 36 mil, revertidos para instituições assistenciais locais. Agora, em 2025, foi a vez do Brasil ser escolhido para sediar o percurso solidário.
Em Resende, a corrida contará com pelo menos oito atletas de nível internacional, vindos da Polônia, Alemanha, Ucrânia e Brasil. Apesar do caráter esportivo, a atividade não tem perfil competitivo, já que o foco é exclusivo na arrecadação de fundos.
O Lions Charity Run reforça o papel do voluntariado e da solidariedade, reunindo atletas internacionais e comunidades locais em prol de crianças e adolescentes que enfrentam desafios relacionados à pobreza, criminalidade e acesso limitado a serviços básicos e de saúde.
Instituições beneficiadas
Entre as instituições beneficiadas estão a Vila Cuore (São Paulo), o Projeto Oratório Menino Jesus (Rio de Janeiro) e a Fundação Ricardo Moysés Jr. (Juiz de Fora), que presta apoio a crianças portadoras de neoplasias infantis. Em especial, o projeto de Senador Camará, no Rio, será diretamente contemplado com as doações desta edição.
Segundo o Lions Clube de Resende, os interessados em contribuir podem entrar em contato pelo e-mail [email protected]. Fundado em 1961, o Lions Clube resendense é reconhecido como entidade de utilidade pública municipal e desenvolve ações sociais como doação de enxovais para recém-nascidos e empréstimo de materiais ortopédicos, como cadeiras de rodas e andadores.