RESENDE
O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) entregou ontem a segunda unidade veterinária móvel conhecida como Castramóvel. Portanto, desde a segunda-feira, dia 2, o município conta com dois veículos estacionados no pátio administrativo da prefeitura, enquanto aguardam trâmites legais antes de receberem licença para rodar. A primeira unidade já havia chegado ao município no dia 27 de fevereiro.
Neste momento, as equipes da prefeitura estão cuidando de todas as questões burocráticas e das licenças para que em breve os Castramóveis entrem em ação. Com isso, Resende dá mais um passo para seguir na vanguarda da oferta de tratamento adequado aos animais. O Castramóvel foi produzido no município de Botucatu, em São Paulo, e recebeu diversas intervenções. Foi feita toda montagem da estrutura interna e também os acabamentos externos, como a adesivação.
A unidade móvel irá funcionar como um trailer itinerante, que passará por diversos bairros, oferecendo cirurgias de castração em cães e gatos, de forma gratuita, além de consultas. Os dois trailers possuem toda a estrutura necessária para um atendimento especializado, com ambiente climatizado. Cada um possui quatro salas, sendo uma de preparação do animal; outra antissepsia e paramentação dos médicos; uma sala cirúrgica; e uma de recuperação do animal e prescrição médica.
Segundo o veterinário do CCZ, Felipe Quinane, o projeto da administração municipal possibilita um melhor atendimento de saúde em animais do município. “Com o Castramóvel, a equipe médica poderá realizar mais cirurgias em locais mais distantes como a zona rural, atendendo as famílias que mais necessitam. Além de aumentar o número de serviços de castração, realizados atualmente, no Centro de Controle de Zoonoses”, disse Felipe Quinane.
A administração municipal lembra que os bairros escolhidos para receber o Castramóvel serão divulgados em breve e a população poderá fazer um cadastro para o atendimento gratuito.