Resende realiza teste rápido de HIV, sífilis e hepatites B e C neste sábado

Campanha gratuita acontecerá no SAE, sem necessidade de agendamento, das 8 horas ao meio-dia

Por Cyntia Freitas
a voz da cidade

RESENDE

Os moradores terão a oportunidade de realizar testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C neste sábado, 18 de outubro, durante a Campanha do Dia Nacional de Combate à Sífilis. A ação será promovida pelo Serviço de Assistência Especializada (SAE), localizado na Rua Dr. João Maia, nº 42, no Centro, das 8 horas ao meio-dia, sem necessidade de agendamento prévio.

Para participar, basta apresentar documento oficial com foto e cartão do SUS. Os testes são rápidos e duram cerca de 30 minutos, utilizando apenas uma gota de sangue da ponta do dedo. Podem ser realizados por pessoas a partir de 12 anos e não exigem encaminhamento médico.

Segundo a Secretaria de Saúde, os testes de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) devem ser feitos regularmente e sempre que houver situação de risco. “A iniciativa busca conscientizar a população sobre a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do cuidado com a saúde”, informou a Secretaria.

Sífilis é uma IST causada pela bactéria Treponema pallidum e pode evoluir por diferentes estágios, provocando feridas, lesões cutâneas, ósseas, cardiovasculares e neurológicas. Se não tratada, pode levar à morte. A transmissão ocorre por relações sexuais sem camisinha ou de mãe para filho durante a gestação ou parto.

O HIV, vírus da imunodeficiência humana, compromete o sistema imunológico. Ter HIV não significa ter AIDS, mas o vírus pode ser transmitido a outras pessoas por relações sexuais desprotegidas, compartilhamento de seringas contaminadas ou da mãe para o bebê, caso não haja prevenção adequada.

As hepatites B e C, causadas por vírus, muitas vezes são assintomáticas, o que dificulta o diagnóstico precoce e aumenta o risco de evolução para formas graves da doença. A realização de testes é essencial para a detecção e tratamento adequados.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (24) 3354-6752 ou pelo WhatsApp (24) 99977-1079.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos