Resende realiza nova edição do Mutirão de Exames Preventivos

0

RESENDE

A Secretaria Municipal de Saúde promoverá neste sábado, dia 31, mais uma etapa da campanha de preventivos contra o câncer de colo de útero e de mama. Será o décimo mutirão que amplia o número de preventivos feitos na rede pública, oferecendo a oportunidade de atendimento às moradoras de Resende que não conseguem ter tempo disponível para os exames periódicos durante a semana. O atendimento ocorrerá entre 8 e 16 horas, em 20 unidades de saúde, e ainda, nos Condomínios Gardênia e Tulipa, no Parque Minas Gerais.

Segundo o secretário de Saúde, Tande Vieira, o público-alvo da campanha é formado por mulheres na faixa etária de 25 a 64 anos, com foco naquelas que têm uma vida sexual mais ativa. “As mulheres devem se cuidar, buscando estar em dia com seus exames ginecológicos. O papanicolau é um procedimento feminino com base em uma análise citopatológica, que possibilita o diagnóstico precoce do câncer de colo do útero, entre outras doenças. O teste físico das mamas e as orientações do autoexame também fazem parte do cronograma”, afirma, lembrando que a mamografia é recomendada para mulheres a partir de 50 anos de idade, após o rastreamento. “Lembrando que, se houver indicação médica, a mamografia é recomendada em qualquer idade. Vale alertar que o câncer de mama, por exemplo, está no topo do ranking dos tumores mais frequentes entre as brasileiras e sua descoberta precoce aumenta a chance de cura”, reforça.

Os atendimentos em saúde são destaques neste sábado, dia 31

VACINA INFANTIL

No sábado, em paralelo à programação do mutirão de preventivos, algumas unidades de saúde vão disponibilizar o serviço de imunização para colocar em dia a caderneta de vacina infantil. Os postos disponíveis para a vacinação serão: Policlínica do Manejo; Clínica da Família; os PSFs Cidade Alegria, Jardim Primavera e Itapuca; e os Condomínios Gardênia e Tulipa. Para usufruir do serviço, é essencial ter em mãos os cartões de vacina e do SUS da criança.

UNIDADES ABERTAS

Os exames preventivos das mulheres são realizados no ato do comparecimento da paciente na unidade. A beneficiada deve residir em Resende e apresentar a carteirinha do SUS (Sistema Único de Saúde) junto com a carteira de identidade. O prazo para o exame preventivo ficar pronto é de 30 a 45 dias, e deverá ser retirado pela paciente na unidade onde foi feito.

O atendimento será realizado neste sábado em 21 locais, entre 8 e 16 horas

Os mutirões estão previstos para ocorrer quinzenalmente e neste sábado, dia 31, a campanha será nos seguintes locais, entre 8 e 16 horas:

Posto Resende – Rua Doutor João Maia, Centro;

Policlínica do Manejo – Avenida Tenente-coronel Adalberto Mendes;

Clínica da Família – Rua Carlos Monteiro, Morada da Montanha;

USF (Unidades de Saúde da Família) Cidade Alegria – Rua das Violetas;

USF Nova Alegria – Rua Dois;

USF Surubi – Rua Rodolpho Annechino, Surubi Velho;

USF Novo Surubi – Rua Ari Guimarães;

USF Morro do Cruzeiro/Castelo Branco – Rua Santa Rosa;

USF Vicentina/Santo Amaro – Rua Prefeito Clodomiro Maia;

USF Jardim Primavera – Rua dos Pintassilgos, Jardim Primavera III;

USF Liberdade – Rua Barão do Rio Branco;

USF Itapuca – Rua Euzébio Manoel da Glória;

USF São Caetano – Rua Vinícius de Moraes;

USF Engenheiro Passos – Avenida das Camélias, s/nº;

USF Capelinha – Estrada Resende-Mauá, KM 4;

USF Cabral/Alambari – Estrada da Vargem Grande;

USF Morada da Barra – Rua 15;

USF Fazenda da Barra I – Rua Isaac Politi;

USF Barra II – Rua Anna Almeida de Souza;

USF Barra III – Rua Sete;

Condomínios Gardênia e Tulipa – Parque Minas Gerais.

 

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido !