Resende realiza Mutirão de Exames Preventivos neste sábado

0

RESENDE

A Secretaria de Saúde realiza neste sábado, dia 13, mais uma edição da campanha de exames preventivos contra o câncer de colo de útero e de mama. A sétima etapa do mutirão será realizada entre 8 e 16 horas, em 13 postos de saúde. A mobilização pela saúde feminina tem por finalidade ampliar o número de preventivos feitos na rede pública, oferecendo a oportunidade de atendimento às moradoras de Resende que não conseguem ter tempo disponível para os exames de rotina no decorrer da semana.

O secretário municipal de Saúde, Tande Vieira, informou que o público-alvo da campanha é composto por mulheres entre 25 e 64 anos de idade. “O papanicolau é um teste feminino com base em uma análise citopatológica, que possibilita o diagnóstico precoce do câncer de colo do útero, entre outras doenças. O procedimento físico das mamas e as orientações do autoexame também fazem parte do cronograma do mutirão. Já a mamografia é recomendada para mulheres a partir de 50 anos de idade, após o rastreamento. Lembrando que, se houver indicação médica, a mamografia é recomendada em qualquer idade”, explicou.

Nas seis etapas anteriores promovidas em 2019, foram realizados 1.603 exames preventivos.

Os mutirões estão previstos para ocorrer quinzenalmente. Neste sábado, a campanha será nos seguintes postos: Clínica da Família (Rua Carlos Monteiro, Morada da Montanha); Policlínica do Manejo (Avenida Tenente-coronel Adalberto Mendes); Unidade Básica de Saúde – UBS Cidade Alegria (Avenida das Mangueiras Sul); e Unidades de Saúde da Família – USFs Baixada da Olaria (Rua do Canal), Barra III (Rua Sete), Vicentina/Santo Amaro (Rua Prefeito Clodomiro Maia), Morro do Cruzeiro/Castelo Branco (Rua Santa Rosa), Engenheiro Passos, Liberdade (Rua Barão do Rio Branco), Itapuca (Rua Euzébio Manoel da Glória), Jardim Primavera (Rua dos Pintassilgos, Jardim Primavera III), Cidade Alegria (Rua das Violetas) e Nova Alegria (Rua Dois).

As interessadas devem ser residentes em Resende e apresentar a carteirinha do SUS (Sistema Único de Saúde) e o documento de identidade. O resultado do exame fica pronto entre 30 e 45 dias. Nas seis etapas anteriores promovidas em 2019, foram realizados 1.603 exames preventivos. Em 2018, o governo municipal prolongou as ações de saúde promovidas no decorrer da campanha Outubro Rosa, entre os meses de julho e dezembro. Os mutirões dos exames, que iniciaram três meses antes do período comemorativo e terminaram um mês depois, foram concluídos com 1.971 mulheres atendidas. Em todo o ano passado, conforme dados do Ministério da Saúde, foram contabilizados 8.760 atendimentos no município. No mutirão realizado no dia 29 de junho, o saldo foi de 155 preventivos e 36 solicitações para o exame de mamografia em 15 unidades de saúde.

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido !