Resende realiza Fórum da Pessoa em Situação de Rua no dia 15

0

RESENDE

A secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos vai promover nesta quinta-feira, dia 15, às 13 horas, a 4° edição do Fórum Municipal para Pessoas em Situação de Rua de Resende. A iniciativa, que será realizada no Espaço Z, terá como tema a proteção das pessoas em vulnerabilidade social e contará com a participação de profissionais que atuam com este público e na defesa dos direitos humanos.

O evento contará com palestras de profissionais especializados, as mesas serão conduzidas por assistentes sociais e psicólogos que trarão para o evento, dados, relatos e experiências que possam contribuir para a implantação de políticas públicas voltadas para o resgate da cidadania e da dignidade desta parcela da população.

O objetivo do evento, segundo a coordenadora do Centro Pop de Resende, órgão responsável pelo acolhimento e encaminhamento das pessoas em situação de rua no município, Roberta Alessandra Cunha, é trocar experiências e enriquecer a atuação de cada município, fazendo com que o auxílio prestado a este público se torne cada vez mais eficiente.

Durante o fórum também serão discutidas medidas que atingem diversas cidades simultaneamente, havendo, por isso, a necessidade de consenso e mobilização entre todas as prefeituras envolvidas. Um bom exemplo disso é a questão do fluxo migratório, que se caracteriza pela movimentação de pessoas de uma cidade para outra. “O número de pessoas em situação de rua vem crescendo nos últimos anos em função de vários fatores. Muitas vezes, são pessoas com bons currículos profissionais, mas que enfrentam problemas com drogas; ou pessoas que, por diversos motivos, perderam seus vínculos familiares e acabaram se isolando e ficando estigmatizados pela situação de rua. Nosso objetivo é sempre reintegrar essas pessoas, buscando ouvi-las e entender suas necessidades para saber exatamente como podemos ajudá-las”, explica Roberta Cunha.

CENTRO POP

Responsável por traçar estratégias e prestar auxílio a pessoas que estão vivendo em situação de rua no município, o Centro Pop de Resende funciona de segunda a sexta-feira, das 8às 17 horas, e oferece o serviço de guarda de pertences e lavanderia, além de café da manhã e almoço aos seus usuários. No local, que funciona na Rua do Rosário, nº 230, no bairro Lavapés, também é oferecido atendimento socioassistencial, através do qual os usuários são encaminhados para emissão de segunda via de documentos básicos e até confecção de currículos.

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido !