Resende realiza drive-thru para aplicação da segunda dose da Covid-19

0

RESENDE

O município continua com a campanha de vacinação contra a Covid-19 em grupos prioritários. Nesta sexta-feira, dia 16 será realizado mais um drive-thru de vacinação na Área de Exposições, desta vez, para a aplicação da segunda dose do imunizante Coronavac em idosos acima de 65 anos, residentes de fora da área de cobertura dos Postos de Saúde.

A aplicação da segunda dose será voltada para os idosos acima de 65 anos que foram vacinados no dia 26 de março. Este grupo deve comparecer à Área de Exposições, no mesmo horário que recebeu a primeira dose para evitar as aglomerações.

O secretário municipal de Saúde, Alexandre Vieira, o Tande destaca a importância de comparecer sempre aos locais para tomar a segunda dose da vacina contra a Covid-19. “Para este drive-thru os idosos devem obrigatoriamente apresentar o cartão de vacinação entregue no dia 26 de março. Reforçamos que as pessoas sempre compareçam aos locais onde foram vacinados, tanto no drive como nos postos de saúde, para receberem a segunda dose, quando for o dia marcado no cartão. Assim, conseguirão completar a vacinação no tempo certo. Mas mesmo com as duas doses garantidas, é muito importante que continuem com todos os cuidados como usar máscaras, higienizar as mãos e evitar as aglomerações”, frisou Tande.

A gestão municipal lembra que as pessoas devem ficar atentas a data marcada no cartão de vacinação para o retorno. O intervalo entre as doses varia de acordo com o imunizante aplicado. A vacina Coronavac tem um intervalo de 14 a 28 dias, enquanto que a Astrazeneca é de 3 meses.

DOAÇÃO DE ALIMENTOS

Simultaneamente a vacinação em sistema drive-thru também está sendo realizada na Área de Exposições, uma doação solidária e espontânea de alimentos não-perecíveis. Entidades com apoio e parceria da Prefeitura de Resende estão recebendo doações de alimentos feitas por pessoas que estão sendo vacinadas contra a Covid-19, totalmente de forma voluntária. Até o momento, já foram doadas mais de duas toneladas de alimentos. Estes alimentos serão transformados em cestas básicas que serão destinadas às entidades: Avas, Pestalozzi, Projeto Crescer e Projeto Dança e Magia.

Moradores podem doar alimentos não perecíveis espontaneamente durante o drive-thru-Carina Rocha/PMR

O idealizador da iniciativa, Maurício Simão conta que a ideia surgiu após levar sua mãe à vacinação drive-thru na Área de Exposições. “A ideia surgiu quando queria ajudar as famílias que mais necessitam nesse momento de pandemia e percebemos que no drive-thru seria um bom lugar, pois é organizado e sem filas de espera. Aos poucos, com ajuda das redes sociais outros também apoiaram a ideia e cada vez somando mais. Acredito que os moradores de Resende são generosos, só não sabiam como ajudar os que mais precisam”, disse Simão, lembrando que “a doação de alimentos é uma ajuda espontânea, caso for vacinar e puder doar algum alimento, será bem-vindo”.