RESENDE
A Prefeitura de Resende realizou, na quarta-feira (18), uma captação de órgãos no Hospital Municipal de Emergência Henrique Sérgio Gregori. A ação, coordenada pelas equipes especializadas do RJ Transplantes- programa da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ)- resultou na retirada de rins e córneas de um paciente de 50 anos, cuja família autorizou a doação.

Rins e córneas foram extraídos por equipes do programa RJ Transplantes – Rafael Oliveira/PMR
O prefeito Tande Vieira lamentou o falecimento, mas destacou o gesto de solidariedade dos familiares. “Tivemos uma notícia triste com o falecimento de um paciente jovem, de 50 anos, no Hospital de Emergência. Mas esse momento difícil se transformou em esperança: a família autorizou a doação de órgãos, que já estão sendo encaminhados para salvar outras vidas. Meus sentimentos aos familiares e meu profundo agradecimento. Essa decisão aumenta ainda mais o respeito e a admiração que temos por vocês”, destacou Tande.
A cirurgia durou cerca de duas horas e meia. Dois cirurgiões ficaram responsáveis pela captação dos rins e outro médico, especialista, cuidou da retirada das córneas. Todo o procedimento seguiu os protocolos do Sistema Único de Saúde (SUS), que abriga o maior programa público de transplantes do mundo.
O secretário municipal de Saúde, o médico Ricardo Graciosa, reforçou a importância da doação como gesto de amor e compromisso com a vida. “Cada captação representa uma nova chance para quem aguarda na fila de espera. É um trabalho que exige sensibilidade, técnica e um profundo compromisso com a vida”, disse Graciosa.