Resende realiza atividades do “Outubro Rosa” nas unidades de saúde

0

RESENDE

A prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde do município, está com uma programação diversificada durante todo este mês por conta da Campanha “Outubro Rosa” que visa à prevenção e o diagnostico precoce do câncer de mama e de colo de útero. Nas unidades de saúde estão sendo realizados exames de preventivos e de mamas. Também foi programada uma série de palestras dentro da proposta do “Outubro Rosa”. Vale lembrar  que as unidades seguem todos os protocolos de prevenção ao novo coronavírus (Covid-19).

A campanha “Outubro Rosa” é realizada em todos os Postos de Saúde do município, com uma programação especial para a coleta de preventivos e exames das mamas. As unidades funcionam das 8 às 17 horas. Além disso, as Unidades de Saúde da Família (USF) da Liberdade, do distrito de Engenheiro Passos, localizado a cerca de 30 quilômetros do Centro da cidade e a Policlínica do Manejo estão com atendimento em horário estendido, das 17 às 21 horas, todas as quartas-feiras, no decorrer da campanha. No próximo sábado também haverá atendimento em algumas unidades, entre 8 e 16 horas.

“A interessada em participar da Campanha ‘Outubro Rosa’ deve procurar o atendimento na unidade de saúde de sua origem para saber o período de realização dos exames. No decorrer da campanha, a usuária pode ser atendida em qualquer Posto de Saúde da cidade, onde deverá apresentar carteira de identidade e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). Durante o atendimento, a mamografia pode ser solicitada, caso haja indicação”, informou a Assessoria de Imprensa da prefeitura.

PALESTRAS

A Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos do município, ainda desenvolve uma série de atividades neste mês da Campanha “Outubro Rosa” com o objetivo de conscientizar mulheres sobre a importância dos exames preventivos e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Nesta terça-feira, dia 20, haverá uma reunião on-line, às 14 horas, envolvendo os funcionários da Secretaria de Assistência Social. A proposta é informá-los para que sejam multiplicadores da Campanha “Outubro Rosa” juntos aos usuários da rede de serviços do município.

A enfermeira Greice Vieira Barros, coordenadora do Programa de Saúde da Mulher de Resende, mestre em Enfermagem e docente do Curso de Enfermagem da Associação Educacional Dom Bosco (AEDB), abordará o tema “Os desafios para a prevenção e a detecção precoce do câncer de mama”. Já a relações públicas da Frente Nacional de Combate ao Câncer, Priscila Pineschi, falará sobre “A importância da informação para o combate ao câncer”.

A Secretaria por intermédio da Coordenadoria da Mulher também está promovendo apoio ao Núcleo de Hemoterapia de Resende, sensibilizando funcionários e servidores municipais para a doação de sangue. O intuito é mobilizar voluntários para doarem sangue. Vale destacar o Dia Internacional de Doação de Sangue é comemorado em 25 de novembro.