RESENDE
A segunda etapa da Campanha de Conscientização da População Sobre a Doação de Esmolas foi realizada na quarta-feira, dia 19 na região do Terminal Rodoviário Urbano e do Mercado Popular, no Centro da cidade. Promovida pela secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, por meio do Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS), Centro Pop e do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS) o objetivo da ação é a conscientização da população sobre os problemas que podem ser causados pela doação de esmolas. A primeira etapa aconteceu na semana passada, no Calçadão de Campos Elíseos, principal Centro Comercial da cidade.
Durante a campanha, agentes da secretaria de Assistência Social distribuíram folhetos que tratam sobre o tema e orientaram a população a encaminhar as pessoas em situação de ruas para os serviços socioassistenciais oferecidos no município.

A organização da campanha ressalta que a doação de esmolas pode acarretar inúmeros problemas -Gleisiane Carvalho/PMR
Segundo a secretária municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Jaqueline Primo, a campanha foi articulada neste período por se tratar de uma data próxima ao Natal, quando as pessoas costumam ficar mais sensibilizadas à doação. Já os locais escolhidos para abrigar a ação, foram definidos por concentrar um grande número de moradores em situação de rua. “Geralmente conseguimos atuar com mais eficácia nos períodos comemorativos, como o Natal, Dia das Mães e Páscoa, que são datas em que há maior movimento no comércio e as pessoas acabam se sensibilizando com a situação e dando esmolas às pessoas que vivem nas ruas. Nosso principal objetivo com esta ação é fazer com que a população evite dar dinheiro e, ao invés disso, encaminhe este público para o Centro Pop, onde os moradores recebem todo suporte necessário”, explicou a secretária.
A organização da campanha ressalta que a doação de esmolas pode acarretar inúmeros problemas, sendo alguns deles com consequências preocupantes, como o uso do dinheiro para o consumo de drogas e o uso exagerado de álcool. A secretária ressalta que expectativa é que, a partir do momento em que a população tomar consciência do problema, ela se prontifique a encaminhar os pedintes aos serviços oferecidos pela Prefeitura. “O Centro Pop é responsável por traçar estratégias e prestar auxílio a pessoas que estão vivendo em situação de rua no município. Para isso, a unidade oferece diversos serviços, como a guarda de pertences, lavanderia, café da manhã, almoço e oficinas, além de orientação. Infelizmente, no entanto, muitas pessoas ainda desconhecem este serviço, que tem grande importância social. Com esta campanha, esperamos contar com o apoio da população no sentido de informar às pessoas que estão vivendo nas ruas, que a Prefeitura tem serviços para ajudá-las”, disse Jaqueline.