Resende programa diversas atividades para comemorar o Dia Nacional da Cultura

0

RESENDE

O Dia Nacional da Cultura, celebrado no próximo domingo, dia 05, vai ser comemorado com várias manifestações artísticas e populares em Resende. A prefeitura, por meio da Fundação Casa de Cultura Macedo Miranda, programou várias atividades, entre apresentações artísticas e oficinas, que serão realizadas, a partir das 10h30min e seguem até 17h30min, na Praça Oliveira Botelho, onde fica a Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, no Centro Histórico. Todas as atividades são gratuitas.

Intitulado ‘Voluntários da Cultura’, a Fundação preparou oito horas ininterruptas de manifestações culturais, que serão realizadas na Praça Oliveira Botelho e no Museu de Arte Moderna (MAM) de Resende. Entre as atividades estão: Café Cultural, uma conversa com o historiador Claudionor Rosa e o presidente da Academia Resendense de História(ARDHIS), Marco Cotrim, que vão relatar causos” e fatos históricos da cidade; Árvore do Saber com disponibilidade de livros infantis para as crianças; apresentações de dança com o grupo “Dança e Mágia” da Cidade Alegria e capoeira; teatro com a Companhia Upalalá do professor de teatro, Ângelo Tramenzino e roda de rima. Também serão oferecidas diversas oficinas de desenho livre com a aquarelista Talita Abreu ede mangá (desenho japonês) com nanquim, com o multimídia Davi Pereira, o Davi.nci que ganhou menção honrosa no 45º Salão da Primavera do MAM deste ano;  desenho livre e fotografia, com o fotógrafo Christian Meyn. Além disso, acontece a visita guiada ao 45º Salão da Primavera – o mais tradicional e importante evento artístico promovido pelo MAM Resende com a presença dos artistas plásticos Christian Meyn, Juliana Bernabô, LaineSetta, André Aaltonen e Davi.nci.

Segunda a presidente da Casa da Cultura Macedo Miranda, Denise Assis, a celebração pelo Dia Nacional da Cultura irá apresentar uma gama de manifestações realizadas por artistas da cidade. “Os Voluntários da Cultura aceitaram nosso chamamento para a realização do evento, mostrando que a cultura de Resende é vibrante e plural”, disse a presidente.

Com uma ampla programação, voltada para todos os públicos e idades, a comemoração é uma boa oportunidade para que as famílias possam fazer algo diferente no fim de semana e ainda conhecer um pouco mais sobre a cultura local. “O objetivo é levar um pouco das manifestações culturais que acontece em Resende para mais perto da população. Promovendo desta maneira um intercâmbio cultural entre os promotores da cultura na Praça Oliveira Botelho considerada um local de grande efervescência cultural no local onde as atividades artísticas aconteciam nas décadas de 60 e 70”, destacou a museóloga e coordenadora do MAM, Tatiana Avelino.

O prefeito Diogo Balieiro Diniz destacou que a comemoração do Dia Nacional da Cultura não poderia acontecer em um local melhor e mais democrático: a praça. “Infelizmente, por muitos anos, a cultura no Brasil ficou restrita a espaços fechados, aos quais a população praticamente não tinha acesso. Por isso, aqui em Resende, tomamos a decisão de levar a cultura para a rua e a comemoração do dia 5 é uma boa mostra disso, assim como o Festival de Teatro, que este ano terá espetáculos rua”, disse o prefeito.

PROGRAMAÇÃO

Praça Oliveira Botelho

10:30min  Apresentação de palhaçaria com Cia Upalalá

11 horas – Apresentação do grupo Dança & Magia

10 às 12 horas – Projeto Árvore do Saber, com leitura para crianças e adultos

15 horas- Roda de Rima

16 às 17 horas – Café Cultural, com a participação do diretor do Arquivo Histórico Municipal, Claudionor Rosa, e do professor Marcos Cotrim, presidente da Academia Resendense de História (ARDHIS)

17h30 min – Apresentação bloco B.R.E.G.A (Bloco Recreativo de Embalo da Grande Alegria

 

Museu de Arte Moderna

10 às 11h15min – Oficina de Mangá (desenho japonês), em tinta nanquim, com o desenhista Davi Pereira, conhecido como Davi.nci. A oficina, para a qual será necessário levar pincel fino, atenderá até 15 pessoas, maiores de seis anos

11h30min às 12h15min – Visita guiada ao 45º Salão da Primavera, com explicação das técnicas e curiosidades sobre a confecção das obras, com a presença dos artistas Christian Meyn, Juliana Bernabô, LaineSetta, André Aaltonen e Davi.nci

14 às 15h30min – Oficina de desenho livre com a aquarelista Talita Abreu. Os interessados devem levar lápis e borracha. A oficina atenderá até 15 pessoas de todas as idades.

16 às 17h30min – Oficina de fotografia, com o fotógrafo Christian Meyn, da revista Geografic Universal. Os interessados precisam ter mais de 12 anos e devem levar máquina fotográfica, celular ou tablet. A oficina atenderá 15 pessoas.

Obs.: Os interessados em participar das oficinas devem se inscrever pelo email: [email protected]. É necessário informar dados como nome completo, idade e telefone de contato.

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido !