RESENDE
Se depender do vereador Raphael Mariano Fernandes, o Kael (PSD) a rede municipal de Saúde poderá incluir o atendimento médico a distância. Na segunda-feira, dia 14, o parlamentar reiterou o pedido de estudo de viabilidade ao Poder Executivo para que a rede de saúde de Resende passe a disponibilizar atendimentos por telemedicina.
Segundo o vereador Kael, a implantação da telemedicina vai dar mais agilidade e praticidade aos atendimentos, facilitando o acesso da população à Saúde. “Em muitos casos, não é preciso que o médico e o paciente estejam no mesmo local para que a consulta aconteça de forma satisfatória”, destaca o parlamentar.
Kael afirma que o atendimento médico a distância vai proporcionar mais eficiência para a saúde pública do município. “A saúde pública também precisa evoluir e oferecer essa nova modalidade de atendimento, que tem potencial para facilitar a vida dos pacientes e dos médicos”, ressalta o vereador.
Na indicação, Kael cita como atendimentos por telemedicina: a prestação de serviços médicos utilizando Tecnologias Digitais, de Informação e Comunicação (TDICs), nas situações em que médicos ou pacientes não estão no mesmo local; a troca de informações e opiniões entre médicos (interconsulta), com ou sem a presença do paciente, para auxílio diagnóstico ou terapêutico, clínico ou cirúrgico; o ato médico à distância, com a transmissão de imagens e dados para a emissão de laudos ou parecer; e a triagem com avaliação dos sintomas, à distância, para definição e encaminhamento do paciente ao tipo adequado de assistência ou à especialização aplicada.
EXIBIÇÃO DE FILMES NACIONAIS NAS ESCOLAS
A exibição de filmes nacionais nas escolas de Resende foi solicitada pelo vereador Kael. Ao justificar o pedido de estudo de viabilidade, o vereador disse que a indicação visa ajudar a formar cidadãos críticos e letrados, capazes de desenvolver habilidades de pensamento.