RESENDE
O vereador Raphael Mariano Fernandes, o Kael (PSD) sugeriu ao Poder Executivo a implantação do programa Moradia Primeiro na cidade. A proposta do vereador foi aprovada pelo Plenário e oficializada ao prefeito Diogo Balieiro Diniz (PL).
Lançada pelo Governo Federal, a iniciativa é inspirada num programa de assistência social criado nos anos 1990 nos Estados Unidos (Housing First), que parte do princípio de que ter um lugar para morar é a porta de entrada para o acesso aos demais direitos. Assim, a metodologia do programa – já implantado no Canadá, Japão e em mais de 20 países europeus – consiste em conceder moradia às pessoas em situação crônica de rua (com transtorno mental, que fazem uso abusivo de álcool e outras drogas etc.). Vale destacar que o programa já foi implantado em Curitiba e Porto Alegre.
Segundo Kael, ao garantir um teto, as pessoas em situação de rua deixam de ter uma preocupação de curto prazo, como garantir a integridade física durante a madrugada, o que lhes permite fazer planos e, até mesmo, vislumbrar um futuro melhor. “Mais que um abrigo, a casa representa a segurança física e mental dos moradores, facilitando bastante a ressocialização. Além disso, uma das dificuldades mais mencionadas pelas pessoas em situação de rua para conseguir um emprego é justamente não ter um endereço para apresentar ao contratante”, argumentou o vereador.
Kael destaca que o projeto visa também quebrar preconceitos, como o de que as pessoas estão em situação de rua pela própria vontade. “A verdade é que faltam oportunidades para que essa parte da população tenha condições de se reerguer e conquistar um lugar na sociedade”, ressalta o parlamentar.