RESENDE
Com o objetivo de proporcionar a acessibilidade e a inclusão social de pessoas portadoras de deficiências, mobilidade reduzida autismo ou que tem o desejo de continuar pedalando, o vereador Tiago Forastieri (PP) sugeriu ao Poder Executivo a implantação do projeto “Bike Sem Barreiras” no município. A proposta do vereador foi aprovada pelo Plenário e encaminhada para o prefeito Diogo Balieiro Diniz.
Segundo o vereador Tiago, o estudo de viabilidade é para que a Prefeitura de Resende desenvolva o projeto “Bike Sem Barreiras”, com o objetivo de disponibilizar bicicletas adaptadas para pessoas com deficiência visual, física, mental, múltipla ou mobilidade reduzida. “O projeto ‘Bike Sem Barreiras’ promove a inclusão e a saúde por meio do exercício físico, além de oferecer uma opção de lazer para o público atendido. Vale lembrar que pessoas portadoras de deficiências ou alguma mobilidade temporária que gostam de bicicletas tem o desejo de continuar pedalando, mesmo com as limitações. Com este projeto, elas poderão realizar o desejo de andar de bicicleta. A iniciativa foi criada para democratizar essa prática, implantando a acessibilidade e inclusão social, para que elas tenham os recursos necessários para se manterem ativas”, explica o parlamentar.
Forastieri ainda conta que são três veículos disponibilizados no projeto “Bike Sem Barreiras. Entre elas: “handbike”, um triciclo adaptado para ser pedalado com as mãos; uma “bicicleta dupla”, pedalada por uma pessoa com deficiência visual e pelo monitor ou acompanhante; e a “the duet”, uma bicicleta adaptada com uma cadeira de rodas no lugar da roda dianteira.