RESENDE
Teste responsável por avaliar a qualidade do sono e identificar distúrbios, a polissonografia pode passar a ter acesso facilitado no município. Este é o intuito do vereador Reginaldo Paulo da Silva, o Reginaldo Engenheiro Passos (Podemos), autor da indicação nº6.195/2023, que propõe à Prefeitura de Resende faça um mutirão para a realização do exame, de forma a acelerar o ritmo dos atendimentos.
Segundo Reginaldo, o teste é capaz de identificar uma série de problemas de saúde e, assim, permitir que os pacientes recebam o tratamento adequado. “Trata-se de um exame indolor e não invasivo, que é de extrema importância para o diagnóstico de distúrbios do sono. É indicado para pessoas que têm sonolência excessiva, que roncam muito ou sofrem frequentemente com noites mal dormidas. De posse do diagnóstico, o paciente pode dar início ao tratamento e, assim, ter mais qualidade de vida e saúde”, aponta o vereador.
Vale destacar, que usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) têm acesso à polissonografia no município, desde 2019. O exame é feito durante o sono do paciente, por meio da fixação de eletrodos que registram a atividade cerebral, o movimento dos olhos e dos músculos, a respiração, entre outros fatores. Desta forma, podem ser identificados distúrbios respiratórios (ronco e apneia do sono), sonolência diurna excessiva, alterações do ritmo cardíaco, síndrome das pernas inquietas e casos de insônia.
MANUTENÇÃO NO ESCOAMENTO DE ÁGUA
A manutenção nos tubos de escoamento da água, instalados anexo aos redutores de velocidade, na Rua Padre José Sandrup, na Vila Julieta, foi proposta pelo vereador Reginaldo Engenheiro Passos. “Os redutores de velocidade da referida via, represam as águas das chuvas, dificultando a mobilidade dos pedestres e provocando prejuízos em dias de chuvas, principalmente para as crianças e idosos. A necessidade primordial é de manutenção nos tubos que são instalados para ajudar no escoamento, pois sabemos que isso não está acontecendo com frequência, potencializando o problema”, argumentou o parlamentar.