RESENDE
No mês que é realizada a Campanha Março Azul-Marinho, de combate ao câncer de intestino, a vereadora Márcia Lima (Republicanos) sugeriu ao Poder Executivo um estudo de viabilidade para a realização de mutirão contra a doença na Santa Casa do município. A proposta foi aprovada no Plenário da Câmara Municipal de Resende e teve cópia enviada à prefeitura e à instituição de Saúde.
Segundo Márcia Lima, iniciativas desse tipo são fundamentais para conscientizar a população e facilitar a detecção precoce desse tipo de câncer. “O objetivo do mutirão é chamar a atenção da população para a importância de fazer exames periódicos, já que o diagnóstico precoce aumenta muito as chances de cura”, aponta a parlamentar.
O câncer colorretal ou de intestino se manifesta na presença de tumores na região do intestino grosso, no reto e no ânus.
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), ele é o terceiro tipo mais comum de câncer no Brasil e estima-se o aparecimento de mais de 40 mil novos casos por ano no país.
A doença pode ter início com pólipos não cancerígenos, que, embora não costumem apresentar sintomas, podem ser detectados por exames. Por essa razão, os médicos recomendam a realização de exames periódicos para pessoas com histórico familiar ou com mais de 50 anos de idade.
EM DEFESA DA VIDA
A vereadora Márcia Lima também é autora de uma indicação à prefeitura para a prevenção do suicídio. A proposta consiste na instalação de aparelhos telefônicos nas pontes sobre o Rio Paraíba do Sul, de forma a permitir que pessoas que planejem atentar contra a própria vida e quem presenciar tais tentativas busquem a ajuda da Polícia Militar, da Defesa Civil ou do Centro de Valorização da Vida (CVV).