RESENDE
O presidente da Câmara Municipal, vereador Sandro Ritton (PP) sugeriu ao Poder Executivo a criação de um “Banco de Óculos” para ajudar pessoas carentes, com problemas de visão. A proposta visa baratear o curso dos óculos, fornecendo gratuitamente as armações, doadas pela população. A propositura, aprovada pelo Plenário, foi oficializada ao prefeito Diogo Balieiro Diniz (PL).
Segundo Sandro Ritton, o “Banco de Óculos”, seria criado a partir da doação de armações de óculos provenientes de doações e coletas voluntárias. A proposta estabelece que o banco colete, armazene e distribua armações de óculos de grau em bom estado de conservação. “O objetivo do ‘Banco de Óculos’ é receber e oferecer gratuitamente às pessoas carentes, armações provenientes de doações e coletas voluntárias de óculos novos e/ou usados, em bom estado de conservação”, disse o parlamentar.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) existem mais de 6,5 milhões de pessoas com deficiência visual no Brasil, sendo 500 mil cegas e cerca de 6 milhões com baixa visão. “O ‘Banco de Óculos’ ajudaria muitas pessoas. Devido ao custo elevado, muitas pessoas deixam de usar óculos, o que contribui ainda mais para agravar os problemas na visão”, ressaltou Sandro.
CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE MAUS-TRATOS DE ANIMAIS
A instalação de placas de conscientização sobre abandono e maus-tratos aos animais em Resende foi solicitada pelo vereador Sandro Ritton.
Segundo Sandro, a proposta visa dar mais visibilidade a estes casos de violência animal. Ele destaca que o abandono de animais é crime desde 1998, de acordo com a Lei Federal 9.605/98. “O Município de Resende, já tem Campanhas que falam sobre o assunto e com a instalação de placas daremos mais visibilidade nos bairros da cidade. O objetivo é conscientizar a população que abandonar ou maltratar animais é crime e sujeito a sanções penais”, ressalta o vereador.