Resende participa de segundo ciclo do Programa Cidades Empreendedoras

0

RESENDE

O município acaba de aderir ao segundo ciclo do Programa Cidades Empreendedoras do Sebrae, após ampliar em 42% o número de alvarás emitidos em 2017. Agora, a cidade competirá com outras dez em um jogo que tem como eixos os temas Implantação da Sala do Empreendedor; Empreendedorismo nas escolas e harmonização das legislações municipais no âmbito dos negócios; Compras governamentais; Integração total do município à Redessimples e Criação e fortalecimento do Agente de Desenvolvimento.

Resende iniciou sua participação no ciclo na última quinta-feira, no auditório da Associação Educacional Dom Bosco (AEDB), quando foi realizado um workshop, que contou com a participação do prefeito Diogo Balieiro, secretários e representantes do Sebrae.

Para analisar o cenário em que Resende se encontra com relação ao incentivo aos pequenos negócios, o consultor do Sebrae, Felipe Belo mapeou, com o suporte dos secretários, as características do governo através de perguntas específicas, como o auxílio que a prefeitura dá aos pequenos empresários; agilidade dos alvarás; entre outras. Ao final dessa etapa foi gerado um diagnóstico que converteu pontos para a cidade. Como o jogo ainda está começando, ainda não há um ranking oficial sobre a colocação dos municípios.

Isso porque, a cada ciclo do programa, algumas cidades são escolhidas para participar do jogo a partir de critérios como a lei geral implantada e ambiente favorável para o desenvolvimento do programa. Resende foi escolhida para representar a regional Fluminense, que foi defendida no ano passado por Volta Redonda, que ficou em terceiro lugar no ranking final.

Resende concorre com as cidades de Bom Jesus do Itabapoana, Bom Jardim, Maricá, Miguel Pereira, Paraty, Queimados, São João da Barra, São João de Meriti e São José do Vale do Rio Preto.

Segundo o prefeito Diogo Balieiro, a ação representa um passo importante para o futuro da cidade. “Estamos muitos felizes em participar desta iniciativa, pois incentivar e fortalecer o empreendedorismo é uma meta que começamos a perseguir em janeiro de 2017. Esperamos que, após o projeto, o ambiente de negócios se fortaleça ainda em Resende, porque todos saem ganhando com isso: os pequenos empresários, a cidade e a população”, disse o prefeito.

MENSALMENTE

Mensalmente acontecerão reuniões mensais, voltadas para o desenvolvimento das metas exclusivas, que serão conduzidas por um comitê gestor formado por representantes das secretarias municipais e por coordenadores do Sebrae.

 

 

Deixe um Comentário